mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Assentamento ganha água e energia elétrica

Por: FABIO DA SILVA ADAO

14/04/2004

O assentamento do Distrito de Córrego Rico, localizado dentro do município de Jaboticabal (SP), já conta com energia elétrica e água encanada.

Graças a uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal(SAAEJ), uma autarquia da prefeitura municipal e o Instituto de Terras de São Paulo(ITESP) foi possível levar água aos quarenta e sete lotes do assentamento, sem qualquer ônus para os assentados.

O projeto somente foi possível e viável porque já existia uma bomba de água dentro das dependências do assentamento há muitos anos, que servia para abastecer Córrego Rico, com o auxílio de uma outra bomba, localizada próxima ao Distrito.

Para atender a demanda, uma terceira bomba foi construída, mas ainda não se encontra em funcionamento.

A energia elétrica, apelidada como "Projeto Luz da Terra", envolve um financiamento concedido pelo governo estadual por intermédio do governo municipal, cujo valor foi dividido em cinco anos para pagar, já incluído na tarifa de consumo de energia elétrica mensal.

Segundo Luiza Ferreira Pereira e seu marido Gilvane Gonçalves Pereira, proprietários do lote 39, batizado como "Sítio Bela Vista", o valor pago, R$ 37,00 mensais, é referente aos transformadores, necessários para distribuir a voltagem de energia adequada para cada medidor.

"Para baratear ainda mais foi instalado o mínimo de transformadores possível, ou seja, um para cada dois lotes, dividindo o financiamento", explicam.

Segundo eles, em alguns casos, isso não foi possível por um lote estar longe do outro. "Para compensar, o valor a ser pago aumentou, para um não ter que pagar mais que outro", observam.

Os assentados vêem com orgulho a novidade, encaram-nas como um grande progresso e se sentem incluídos socialmente, já que devem ser beneficiados com outros projetos sociais que ainda virão, além dos que já foram implantados, como o Programa Saúde da Família, cuja agente comunitária de saúde é uma assentada .

Eles contam também com veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos para auxiliá-los e orientá-los no cotidiano.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/