Ageuniara

Atraso na devolução de livros preocupa Biblioteca Mário de Andrade

Por: BIANCA CRISTINA RODRIGUES

02/04/2004

A direção da biblioteca municipal "Mário de Andrade", de Araraquara(SP) está preocupada com a quantidade de livros emprestados que não são devolvidos.

Encontra-se à disposição da população um acervo de 70 mil livros que podem ser emprestados por até dez dias. " O problema é que o empréstimo não tem volta", diz Célia Lolobardo, coordenadora administrativa da biblioteca.

Em 2003, mais de 400 obras retiradas não foram devolvidas. "Eles recebem carta de cobrança, nós temos uma pessoa que vai até as casas buscar e mesmo assim eles não devolvem.Até os livros do fundador da biblioteca sumiram", observa.

Mário de Andrade doou ao acervo 600 livros que pouco a pouco foram desaparecendo. Hoje os que restaram não podem sair da biblioteca.

No ranking dos menos devolvidos estão os romances e os livros de auto-ajuda, alguns que, por serem muito antigos já não se encontram em livrarias dificultando a recuperação do acervo.

O estudante Tiago Ziletto inclui-se na lista dos esquecidos. "A princípio eu realmente me esqueci da data de devolução, depois, quando me ligaram cobrando, eu não fui porque tive medo do valor da multa", diz.

A funcionária Valéria Bonifácio Perez informou que a multa era de R$ 0,10 ao dia mas foi substituída pela doação de um outro livro.

"Assim fica mais fácil porque todo mundo tem um livro em casa encostado", assegura Valéria.

Por meio de um cadastro mais rígido dos usuários os coordenadores pretendem diminuir esse índice tão alto de atraso na devolução dos livros.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/