Ageuniara

São Carlos ganha hospital escola

Por: RONNEI APARECIDO NICOLLETTI

25/03/2004

A Prefeitura de São Carlos (SP) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), conseguiram, por meio de uma parceria, um novo hospital para a cidade.

A iniciativa objetiva terminar com o problema de falta de leitos hospitalares que hoje passa de 200 e serviria para atender às necessidades da Faculdade de Medicina, curso que que a UFSCar está tentando trazer para São Carlos e que tem apoio dos ministérios da Saúde e da Educação para formação de médicos generalistas.

Depois de quase um ano, quando uma comissão formada por representantes da UFSCar ,Prefeitura e Associações médicas da cidade, apresentou o projeto para construção de um Hospital Escola na cidade.

Teve inicio as obras de demolição do antigo frigorífico, terraplanagem e reformulação do trevo que fica no final da Avenida São Carlos, próximo a rodovia Washington Luiz, saída para Ribeirão Preto(SP) e Araraquara(SP) e apenas a 300 metros do campus da UFSCar. A área de 78.664 metros quadrados foi cedida pelo governo federal ao município.

Segundo informaçõe da assessoria de imprensa da Prefeitura que será a administradora do hospital, o custo total da obra é de aproximadamente R$ 15 milhões de reais.

Por meio de um convênio assinado com o Ministério da Saúde em 10 de fevereiro, deste ano, o Município garantiu a liberação de R$ 3,6 milhões para a primeira etapa do projeto.

No primeiro módulo será construído o setor de pronto atendimento, diagnóstico e toda área pesada do hospital.Ó início da construção deste módulo está maracado para o começo do segundo semestre e a previsão de término em seis meses.

Na segunda etapa serão construídos outros dois módulos: o setor de internação e serviços gerais.

Um dos motivos para a implantação do projeto é a falta de leitos hospitalares que apesar da cidade contar com dois hospitais e ter trezentos e sessenta e seis leitos , há um déficit de 200 para atender toda a população, pois além do município, recebe pacientes de várias cidades da região.

O novo hospital disponibilizará 220 leitos e contará com um Centro de Estudos para apoio dos estudantes dos atuais cursos de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, todos na área de saúde da universidade, onde os alunos poderiam fazer residência e prestar atendimento gratuito para a população, além de atender as necessidades da Faculdade de Medicina.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/