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Projeto prevê erradicação de analfabetismo em Matão

Por: INGRID RAQUEL DA SILVA MINGORANCE

19/03/2004

A prefeitura de Matão(SP),em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Banco do Brasil firmaram convênio com o objetivo de erradicar o analfabetismo no Município.

O objetivo é acentuar o exercício da cidadania dos alfabetizados e dos alfabetizadores, propiciando condições de inclusão de alfabetizados nos cursos Supletivos ou de Ensino Fundamental.

O Programa de alfabetização de jovens e Adultos "BB Educar", existem há três anos em Matão e foi implantado em fevereiro de 2001, constituído de 16 núcleos, 32 professores voluntários e 04 professores concursados pela rede municipal, com 36 salas de aula distribuídas em todo o município, contando com a participação de 504 alunos. Muitos foram para o supletivo de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e outros continuaram no Programa de Alfabetização.

O programa atende pessoas a partir de 15 anos de idade, a duração média do processo de alfabetização varia entre 7 e 9 meses.

"É possível sim, obter um resultado satisfatório. Entre estes meses o aluno se torna apto para concluir o processo de alfabetização nos cursos supletivo ou de ensino fundamental", ressalta Marta, coordenadora e responsável pelo BB Educar em Matão.

Em 2004 foram escritos 480 alunos. As inscrições ainda estão abertas para novos alunos e também aos demais alunos que desejam completar a 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

As pessoas interessadas em participar do Programa como voluntários, fazem contato na Prefeitura Municipal de Matão, junto a Secretaria de Educação.

O BB Educar, que existe há 12 anos, surgiu em 1992, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil tomou a iniciativa de escolarizar colegas de carreira de serviços gerais (carpinteiros, eletricistas, pedreiros, etc).

É um programa gerenciado pela Fundação Banco do Brasil que contribui para o desenvolvimento social do país enfocando ações auto-sustentáveis nas comunidades onde atua.

Os resultados não se resumem em dados numéricos, além de alfabetização, experiências relevantes surgiram em diversas comunidades, reafirmando os objetivos e princípios filosóficos do Programa, que não se limita ao ensino da leitura e da escrita.



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