Ageuniara

Números destacam presença da mulher no mercado de trabalho

Por: GABRIEL CESAR ROSA DA SILVA

19/03/2004

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) e da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (SP) revelam que no Município, de um total de 71,4% da população, em atividade, 56% das mulheres entre 15 e 65 anos, ocupam postos de trabalho em todo o estado,mais da metade da força de trabalho paulista.

Outro dado interessante é que o número de mulheres chefes de família aumentou: em 91 elas eram 7,7 milhões de chefes de família, em 2000 esse número aumentou para 12,8 milhões, mas ganham até 61% a menos que um chefe de família do sexo masculino com a mesma idade e grau de escolaridade.

A população feminina ocupada concentra-se nas classes de rendimento mais baixas: 71,3% das mulheres que trabalham e recebem até 2 salários mínimos, contra 55,1% dos homens.

O grau de escolaridade é outro fator para a diferenciação de salário, pois a proporção de homens que ganham mais de 5 salários mínimos é de 15,5% e das mulheres, 9,2%.

Há mais mulheres trabalhando como militares ou estatutárias (9,3%) do que homens (5,1%), o que pode ser explicado pela grande quantidade de mulheres profissionais de saúde e educação do setor público, incluídas nessa categoria.

Mais de 70% da população feminina ocupada concentram-se em atividades do setor de serviços (prestação de serviços, prática do comércio, da administração pública e outros serviços).

A distribuição dos homens é mais homogênea, destacando-se a atividade agrícola, que reúne quase um quarto da população masculina ocupada do país.

Em Araraquara os números não mudam, aliás, as estatísticas se comprovam. Mais da metade da população em atividade é feminina e 70% das mulheres estão no setor de prestação de serviços o restante ocupa-se na indústria, em serviços militares e autônomas.

De qualquer maneira grande parte da folha de pagamento direciona-se ao pagamento de homens entre 18 e 35 anos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/