Ageuniara

Jaboticabal avança em pesquisa da Fundação SEAD

Por: ANA PAULA XAVIER MARCHI

12/03/2004

Pesquisa feita pela Fundação SEAD ( Sistema Estadual de Análise de Dados), aponta avanços nos índices de qualidade de vida em Jaboticabal (SP). Esses avanços se deram a partir do primeiro mandato da prefeita Maria Carlota Niero Rocha (PT), em 1997.

Segundo a Fundação SEAD, Jaboticabal está entre as melhores cidades do Estado de São Paulo, pois constatou avanços em áreas como: Educação, Saúde e Riqueza; sendo que ainda não foi analisado a melhora no índice de mortalidade infantil, no qual reduziu, este índice, em 59,9%.

Na área da Educação, Jaboticabal obteve maior destaque, pois a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer colocou programas como: Caminhando Para o Futuro; NACA (Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente); SOS Bombeiros; Programa de Alfabetização de Adultos, entre outros.

Os programas, somados ao trabalho realizado nas creches e unidades de educação básica e fundamental da rede municipal de ensino, resultaram em uma considerável melhoria nos indicadores da cidade.

Esses fatores foram decisivos para diminuir a taxa de analfabetização.

De acordo com a Fundação SEAD, Jaboticabal é dona de uma economia dinâmica e de alta riqueza. Em comparação com outros municípios, Jaboticabal está à frente de cidades do Estado como Barretos, Marília, Matão, Monte Alto e Taquaritinga e possui a mesma avaliação que o município de São Carlos, considerado um dos maiores pólos tecnológicos do país.

Na Saúde, segundo o assessor da Prefeitura, Daniel Pereira, a cidade possui programas consistentes de acompanhamento e assistência à gestantes e bebês.

"A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil do município à índices europeus", diz Pereira.

Ele cita o programa de combate à dengue,desenvolvido no município, que vem apresentando resultados eficientes em 2004.

"Programas realizados em parceria com a iniciativa privada e os governos federal e estadual têm garantido o sucesso em campanhas de vacinação e controle de doenças em Jaboticabal, o que proporcionou uma melhora considerável nos índices de Saúde, além de um programa que assiste as pessoas com o vírus HIV (Aids)", diz.

A cidade também possui, tratamento de água e esgoto, garantindo 100% de água tratada, sendo que seu esgoto não é jogado em córregos, mas em uma estação de tratamento específico.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/