Ageuniara

Bombeiros fazem simulação de acidente de trânsito

Por: THAIS LEONEL DO VALE

25/11/2003

O Corpo de Bombeiros de Matão (SP), realizou, de 3 a 9 de novembro a "Semana Estadual do Trauma", um simulado do Trauma, coordenado pelo sargento Francisco Oliveira De Paula.

A simulação ocorreu em frente à Igreja Matriz, batendo recorde de público com o apoio voluntário de 165 participantes.

A "Semana Estadual do Trauma" foi desenvolvida em toda cidade que tem Posto de Bombeiros, com a intenção de aprimorar o próprio Corpo de Bombeiros neste tipo de ação.

O simulado envolveu 17 vítimas divididas em graves, sérias, leves e fatais. E teve a participação de homens da Corporação local, Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, Hospital "Carlos Fernando Malzoni", empresa Triângulo do Sol, de 17 crianças do projeto "SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania", entre outras empresas da cidade.

O sargento De Paula, que é bombeiro há 23 anos, afirma que acidentes de trânsito provocam muitas mortes e que o objetivo maior, além de interagir empresas e suas brigadas de emergência com órgãos de segurança, é fazer com que as pessoas se conscientizem, simulando os procedimentos no atendimento em uma catástrofe, quanto à correta obediência ao Código Brasileiro de Trânsito.

Pouco tempo depois do fim do simulado ocorreu um acidente na Marginal São Lourenço entre um carro e uma moto, porém haviam guarnições preparadas para socorrem caso isso acontecesse também durante o simulado.

Os acidentes de trânsito em Matão são freqüentes e em números elevados para o porte da cidade. Os mais graves geralmente acontecem nos fim de semana nas marginais, Padre Nelson e São Lourenço.

Esse ano Matão já registrou 5 mortes em acidentes de trânsito, um número inferior ao dado de 2001 que foi de 18 mortes, o que mostra que apesar de muitos acidentes, as vitimais fatais estão diminuindo.

De acordo com o Engenheiro da Divisão de Tráfego da cidade Sidney Ferrarezi Junior, o que os preocupa são os acidentes com vitima, e a cidade trabalha para que eles diminuam.

"A cidade está envolvendo a população em campanhas educativas. Existem algumas campanhas que ocorrem deste do inicio do governo municipal atual nas escolas, que estimulam a serem mais atenciosos e prudentes", opina

Ele informa que Matão tem projetos para 2004, para continuar a melhorar o trânsito, e um deles é um trabalho especifico para o tráfego de bicicletas." Elas são agentes muito atuantes e influentes nos acidentes",diz.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/