Ageuniara

Programa oferece oficinas culturais em Araraquara

Por: JOCASSIA AVELAR CANAVERDE

12/11/2003

A Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara(SP) e o Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara) implantou, em 2001, um projeto para complementar as ações educativas desenvolvidas pelas escolas.

O programa é gratuito para a população de baixa renda, inclusive o material utilizado nas aulas.É aberto a todo tipo de público, infantil, adultos e idosos.

"Em todas as oficinas o trabalho é pensado de forma a respeitar a cultura do aluno, dando a oportunidade de ampliar seu repertório, desenvolvendo atividades que permitam a criatividade, o desenvolvimento de sua sensibilidade, da sua imaginação por meio do sentir e pensar, proporcionando conhecimento nas diferentes formas de aprendizagens técnicas e teóricas",diz Euzânia Andrade, coordenadora de projetos culturais.

A Fundart utiliza um sistema de contratação temporária, de forma que os profissionais são contratados perante seus registros de autônomos.

A proposta abriu espaço para um mercado de trabalho até então inexistente nas diferentes áreas artísticas, onde os artistas, educadores e interessados participam do programa apresentando projetos e propostas para que sejam desenvolvidas atividades que trabalhem a cultura estética e artística.

O objetivo é que cada cada uma dessas áreas seja responsável pelo sucesso do processo transformador."Para o desenvolvimento dos profissionais são realizadas reuniões semanais para discussão e planejamento, além de cursos de aperfeiçoamento para os monitores”, ressalta a coordenadora.

As atividades são desenvolvidas em diversos espaços públicos, como escolas municipais, centros de convivência, instituições assistenciais, instituições de organização civil, e assentamentos.

As atividades desenvolvidas nas oficinas culturais vão desde capoeira para portadores de necessidades especiais, circo, artesanato, coral, samba, construção de instrumentos, MPB/Jazz, dança de rua, reciclagem para carnaval, arte e meio ambiente.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/