Ageuniara

São Carlos debate incentivos educacionais

Por: SAMIRA MANFRINATO

13/11/2003

Acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro,na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a primeira edição do Congresso Regional de Pessoas Adultas.

O evento envolve uma conferência de abertura e cinco mesas redondas e conta com a apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências, em comunicações orais ou painéis, possibilitando o debate e expansão na área.

Segundo a professora doutora Cláudia R. Reyes, coordenadora do evento, o objetivo é articular esforços que vêm sendo feitos em São Carlos (SP) e região para o desenvolvimento de iniciativas de educação de jovens e pessoas adultas.

Serão reunidas pessoas e entidades que desenvolvem trabalhos, nesta área, possibilitando a abertura para debates e expansão do atendimento dos serviços, divulgando conhecimentos acadêmicos, políticas públicas, iniciativas de diferentes setores e práticas pedagógicas.

O evento possibilita, nas diferentes atividades que estão sendo propostas, o encontro de pesquisadores, professores, educadores e participantes de espaços de educação de jovens e pessoas adultas; que irão discutir a construção e a ampliação de alternativas no sentido de educação para todos e ao longo da vida”, destaca a doutora Cláudia.

Para Douglas Campos,integrante da Comissão Organizadora,há dois motivos que o tornam relevante para a sociedade. "Primeiro, o número de jovens e pessoas adultas que no Brasil e na região não tiveram acesso à leitura, à escrita ou aos demais conhecimentos escolares durante a infância", diz.

O segundo motivo, na visão de Campos, é a necessidade de se superar as exclusões sociais e culturais, para a construção de uma sociedade mais justa, que envolve a democratização da educação como processo de acesso ao conhecimento e a outros saberes ao longo da vida.

"Esperamos que o congresso traga evoluções na produção de conhecimento e educação destas pessoas"

Os interessados em participar do Congresso devem entrar em contato pelo telefone (16) 271.2457 ou escrever para o e-mail: icrepa@power.ufscar.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/