Ageuniara

Medicina Alternativa ganha espaço em Matão

Por: THAIS LEONEL DO VALE

12/11/2003

A medicina alternativa vem ganhando espaços em cidades do interior, como em Matão (SP). A procura cresce na medida em que a medicina convencional não consegue resolver as patologias.

A cidade possui alguns médicos especializados no assunto e farmácias de manipulação que complementam os tratamentos.

A medicina alternativa é a arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar doençasMatão possui uma clinica de medicina chinesa e acupuntura, terapia natural que tende a trazer harmonia aos canais de energia, aos órgãos e por conseqüência ao organismo como um todo.

A decoração usada na clínica, a partir das cores e decorações das salas e até a musica influenciam no resultado final do tratamento, além do uso de floral.

Terapia natural ou terapia não invasiva é toda terapia que trata o ser humano utilizando-se do caminho oferecido pela natureza. Como através das plantas, sejam fototerápicos, florais, fitoflorais, óleos essenciais. Através de argila, imãs, cores e acupuntura, do toque de uma massagem, de drenagem linfática, da manipulação de coluna,de exercícios respiratórios e de exercícios posturais.

Pode ser ainda por métodos de auto-ajuda como relaxamento, visualização criativa e afirmações e até mesmo por uma dieta equilibrada, pela utilização de produtos integrais, de germinados (brotos), e pelo o aumento do consumo de água.

Terapia Natural é isso: utilizar-se de tudo o que a natureza oferece para beneficiar a saúde e melhorar a qualidade de vida.Porém o floral, que trabalha com a parte emocional e mais sutil do individuo não é usado somente na medicina alternativa.

Alguns médicos, desde pediatras até ginecologistas utilizam tanto o floral como remédios de manipulação, que costumam muitas vezes terem resultados mais eficientes a longo prazo.

Talvez mais procuradas que a medicina alternativa são as benzedeiras, que curam, desvendam vontades de crianças e até acham objetos perdidos.

Há benzedeiras de religiões diferentes. As católicas benzem em forma de oração com a Bíblia e algumas bem conhecidas que são as de umbanda ou candomblé que rezam para suas divindades ou orixás.

Dona Caetana, benzedeira católica,conhecida na cidade, benze há 20 anos e diz que as pessoas sempre obtém a graça desejada.

O que parece estar havendo, não apenas em Matão, é uma redescoberta da medicina natural que é muito bem utilizada na forma preventiva e também de forma auxiliar a tratamentos alopáticos, em tratamentos de recuperação como forma de reforçar o sistema imunológico, equilibrar o paciente tanto energética quanto emocionalmente, melhorando seu ânimo, predispondo assim, seu organismo a um restabelecimento mais rápido.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/