Ageuniara

Empresas investem em programas de qualidade de vida

Por: EMERSON DE OLIVIERA CAMARGO

10/11/2003

Com o objetivo de propiciar aos funcionários uma melhor qualidade de vida, grandes empresas estão investindo nos programas de gestão de saúde física e mental.

O check-up, um dos principais requisitos adotados, é caracterizado por uma série de exames médicos, que permitem fazer uma avaliação da real condição de saúde do funcionário.

O investimento inclui ainda, aquecimento antes do início do trabalho, palestras que enfocam a qualidade de vida, academias no interior da empresa, acompanhamento psicológico estendido inclusive à família, programas de auxílio a uma alimentação saudável, entre outros.

A saúde do funcionário passa então a ser "monitorada" pela empresa, que busca através dos melhores recursos, propiciar a melhora patológica ou a prevenção de possíveis doenças.

Segundo Gerson Nogueira, gerente de higiene, segurança e medicina do trabalho, o programa implantado no grupo Votorantim, designado como "Mais Vida", apesar de recente, vem surtindo resultados favoráveis.

"Através dos check-up realizados, foram detectados patologias provenientes do sedentarismo aliado a má alimentação e ao stress, como é o caso dos níveis de colesterol fora dos parâmetros normais",explica.

Para ele os programas são eficazes, a participação de todos é o maior desafio."Não podemos mais aceitar alegações que não são convincentes, tais como falta de tempo”, relata.

Através de pesquisa realizada entre os funcionários da Votorantim, foi detectado fatores não conformes de satisfação, motivação e saúde, o que levou a empresa a investir no programa "Mais Vida".

Segundo dados apresentados por organizadores do programa de gestão da qualidade de vida, o custo desses programas são menores do que se pensa. Em média, o empresário tem US$ 4,25 de retorno para cada US$ 1,00 investido.

Paulo Mazzota, funcionário da empresa, se mostra satisfeito com o programa "Mais Vida". "Sou assíduo de carteirinha a essa gestão e tenho notado mais disposição tanto no trabalho quanto em minha casa", diz.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/