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UFSCar lança programa de pós-graduação em Educação Especial

Por: SAMIRA MANFRINATO

10/11/2003

Acontece entre os dias 11 e 14 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), o Programa de pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs).

O objetivo é formar pesquisadores, docentes e especialistas na área. O Programa contará com a apresentação de trabalhos, simpósios e mini-cursos, organizados por cerca de 70 pesquisadores renomados.

Segundo a professora doutora Enicéia Gonçalves Mendes, presidente da Comissão Organizadora do evento,entre outros objetivos do programa estão o de promover um fórum de intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial, como pesquisadores, políticos e prestadores de serviços, para debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área.

Para ela, o país ainda tem muito a evoluir sobre a questão da educação de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. “O problema principal ainda é político, pois estima-se que para uma população de cerca de 6 milhões, apenas 400 mil, desse alunos, em todo o país, tenham acesso a algum tipo de escolarização”,enfatiza.

"O PPGEEs, vai abordar o IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental, o I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e o I Congresso Brasileiro de Educação Especial, com o intuito de inserir o evento no âmbito nacional", comenta o professor doutor Antônio Celso de Noronha Goyos, presidente do Comitê Científico.

Por ser o primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, implantado no país, muitas conquistas foram alcançadas, como o lançamento da Revista Brasileira de Educação Especial, que teve início em 1992, por meio de uma parceria entre UFSCar e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

"Atualmente existem outros programas de pós-graduação, na área de Educação, que constituem eixos temáticos, núcleos ou linhas de pesquisas dedicados à Educação Especial", informa Goyos.

De acordo com Goyos, o programa tem como eixo central qualquer indivíduo que, em decorrência de características próprias, de seu ambiente ou de deficiências do sistema escolar, tenha dificuldade de se beneficiar das condições de ensino oferecidas pelo ensino regular ou das condições naturais de vida, mas que podem ter seu desenvolvimento promovido pelo emprego de procedimentos especiais de ensino ou de tecnologias específicas, seja em situação de ensino formal ou informal.

Entre as reformas educacionais atuais um avanço que pode ser constatado é a adoção da perspectiva da inclusão escolar, que garante a escolarização dessas crianças e jovens nas escolas comuns.

"Além da necessidade de garantir a universalização do acesso à educação, a Educação Especial no Brasil se debate também com a necessidade de promover a melhoria na qualidade dos serviços existentes", relata a professora doutora Maria Amélia Almeida presidente do Comitê Editorial. Segundo ela, a pesquisa científica ,nessa área, vem se consolidando e tem contribuído na busca de soluções para os problemas e desenvolvimento de melhores práticas educacionais.

"A legislação ainda não foi devidamente implementada e a educação dessas crianças e jovens, ainda se configura como um favor prestado por instituições filantrópicas e não como um direito legítimo que é dever do estado assegurar, principalmente nos sistemas públicos de ensino", finaliza.



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