Ageuniara

Parque infantil é referência para eventos e atividades físicas

Por: PAULO ROBERTO VICENTE

02/10/2018

O Parque Infantil está localizado no coração de Araraquara, na Rua São Bento, e se tornou uma ótima opção de lazer, a qualquer hora do dia, para todos os moradores e visitantes da cidade. Inaugurado em 1942, rapidamente se tornou a mais conhecida e frequentada praça de Araraquara.

Com a fama de seu jardim bem cuidado, sua densa arborização, seus inúmeros babaçus que cercam as calçadas e também pelas pegadas de animais pré-históricos nas pedras de arenito Botucatu, que têm mais de cem milhões de anos, o Parque Infantil traz a sensação de em um mundo onde a natureza predomina em meio ao grande caos da cidade movimentada. Este é o principal motivo para que o parque seja frequentado. Ao atravessar a rua, o visitante adentra ao parque e troca o barulho do trânsito pelo som dos pássaros e aprecia uma linda paisagem com árvores e flores.

De acordo com a Guarda Municipal, o parque quase não possui ocorrências de criminalidade. O local é seguro e recebe policiamento durante todo o dia. Por ser uma região muito frequentada, possuir comércios, escolas e restaurantes, o fluxo de pessoas é grande e, tanto a polícia militar, como a guarda municipal, estão sempre atentos a qualquer acontecimento atípico, garantindo a segurança do público.

Cercado por comércios tradicionais como o famoso Palácio do Sorvete, o parque recebe mais de 10 mil pessoas semanalmente, podendo dobrar o número de visitantes quando acontecem feiras de artesanato e de adoção de animais, ou eventos realizados pela prefeitura.

Além desses eventos, em parceria com empresas privadas e a Fundesport - Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara, diariamente acontecem diversas atividades esportivas, como caminhada, yoga e danças. A participação é gratuita e aberta a todo público.

Cansada do sedentarismo, a dona de casa Ana Ávila, frequenta o parque, pois prefere praticar sua ginástica ao ar livre, respirando a natureza. “Não tenho paciência para a agitação da academia, então venho para cá e, além de realizar atividades, aprecio a paisagem”.

Apesar de não ser tombado pelo patrimônio histórico, o local é conservado com sua arquitetura original e algumas melhorias foram feitas para que o público possa aproveitar tudo o que o parque oferece. Foram construídos espaços para atividades físicas, instalados bebedouros de água e mesas.

Ronaldo Campos, taxista, ressalta a importância da conservação do espaço, pois, segundo ele, alguns adolescentes no horário da saída da escola passam pelo local e deixam lixo no chão e fazem bagunça. “Precisamos valorizar o que temos de mais lindo em Araraquara e algumas pessoas não se importam com essa riqueza no meio da cidade”.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/