Ageuniara

Polícia Militar da região perde soldados

Por: VANESSA RONQUIM MARTINS

31/10/2003

A Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo anunciou, na última semana de outubro, uma reestruturação no número de policiais militares em todas as cidades do Estado.

O objetivo da medida, segundo o governo, é redirecionar os policiais para áreas com mais necessidade de segurança. A mudança será positiva para São Carlos(SP), que conta atualmente com 220 policiais militares e, com a reestruturação, ganhará mais 33 policiais.Da mesma forma Franca(SP) que terá mais 60 PMs.

O mesmo não ocorre com Araraquara(SP), que possui 200 policiais e com o remanejamento terá o efetivo reduzido em 70 PMs. Ribeirão Preto(SP) terá corte de 105 policiais, o que corresponde a 10 % do efetivo.

A decisão poderá agravar o problema de segurança em Ribeirão Preto que, neste ano, registrou recorde histórico de furtos. Somente no primeiro semestre foram 6.178, de acordo com a estatísticas da PM.

Barretos(SP), por sua vez, deve perder 15 policiais, e Sertãozinho(SP) 35 PMs. De acordo com o comandante regional da PM, coronel Nicolau Waldemar Lambort, a readequação foi determinada pelo comando geral do Estado, mas não deve afetar o policiamento.

O secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, explica que a redistribuição do efetivo foi feita levando em conta 18 itens, incluindo sazonalidade do desemprego, população flutuante e índices de criminalidade de cada cidade.

"Isso não era feito há 15 anos. Além disso, várias definições de efetivo ocorriam por pressão política, sem levar em conta a realidade de cada cidade", afirma. Enquanto isso, entidades de classe, governo municipal e representantes do Estado disseram que vão "brigar" para reverter essa decisão.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/