Ageuniara

Brasileiros ainda não substituíram a televisão pela internet

Por: MIRIAN RAMOS PEREIRA

20/06/2017

Ameaçada todos os dias pelo constante crescimento da internet, a televisão continua sendo o meio de comunicação mais utilizado entre os brasileiros. De acordo com os dados da Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB), quase 90% dos brasileiros possuem a televisão em suas casas, sendo destes, 63%, se informam apenas pela mesma.

A PBM entrevistou quinze mil e cinquenta pessoas com mais de dezesseis anos, afirmando que dos entrevistados que preferem a TV, 93% possuem televisão em casa, e 77% assistem todos os dias.

Por mais que a internet cresça a cada dia, ela está em segundo lugar, atrás da televisão e a frente do rádio. De acordo com o levantamento, a internet é usada todos os dias por 26% dos entrevistados, e a televisão é assistida, diariamente, por 65%.

Um estudo produzido pela TNS Research International  surpreende mostrando que os jovens acreditam que a televisão seja o meio de comunicação mais divertido, onde se tem acesso ao entretenimento, como por exemplo, novelas e esportes. Já para os adultos, novelas ainda se destacam, assim como os jornais.

A jornalista Rafaela Macedo, que atua na assessoria de comunicação da prefeitura de Ibitinga (SP), afirma seu posicionamento como profissional da comunicação, explicando o seu ponto de vista, sobre o motivo pelo qual a internet ainda não ultrapassou a televisão. ‘’Levando em consideração de que a televisão é um meio de comunicação visual, e hoje muitas pessoas têm preguiça de ler noticia, de buscar os próprios links, por este motivo a internet ainda não a ultrapassou. Eu acredito que em um futuro próximo com tantas tecnologias, os canais de vídeos disponibilizados na internet, no mundo digital, possa ser que a internet ultrapasse a televisão, mas hoje, na atual conjuntura que nos encontramos, as informações que as pessoas buscam, ainda estão sendo mais vistas pela televisão’’, afirma.

A pesquisa da PBM ainda traz como resultado, a realidade de que a televisão está ameaçada, mas, ainda assim, está longe de ser extinta, continuando sendo o maior meio de comunicação. As pessoas ainda buscam os maiores meios de entretenimento, evitando textos e optam por ser captado pelo que a televisão está proporcionando naquele instante.

Publicada em 20/6/2017 às 21h01.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/