Ageuniara

Veterinárias falam sobre cuidados que donos devem ter com animais

Por: GYOVANA RODRIGUES VARGAS

13/06/2017

Época de férias e muitas pessoas costumam viajar e deixar seus animais em casa, mas é preciso ter cuidado em relação a isso, pois existem alguns pontos que precisam ser levados em conta quando o dono irá passar um período fora de casa.

É preciso analisar várias questões antes de seguir viagem, e a médica veterinária, Adrielle Chechi Raymundo, de Araraquara (SP), explica que é preciso analisar se o animal já ficou sozinho alguma vez. “Caso a resposta seja não, o ideal é pedir para alguém ir até a casa pelo menos uma vez ao dia para ver se ele comeu, bebeu e como está em todo, depois disso deve se pensar em um abrigo para que ele não pegue chuva ou sol, deixar comida e água a disposição, não deixar nada que ele possa destruir ou se machucar”, esclarece.

Outra médica veterinária, também de Araraquara, Andrea Felicio Bergara, explica que antes de viajar o dono deve se certificar de que os animais estão bem de saúde e levá-los ao veterinário para realizar exames preventivos. “Com o afastamento dos seus donos em casos de viagem, [os animais] podem ter queda de imunidade e doenças adormecidas podem se manifestar”.

Há diferença entre um bichinho de estimação que ficará em uma casa e o que ficará em um apartamento, e o que deve ser analisado é o modo como este se comporta em cada um deles. Adrielle explica que tudo dependerá de como o dono já acostumou o animal a se comportar e é importante verificar os costumes que ele tem no espaço em que estão.

Os animais que são muito apegados ao dono nunca devem ficar totalmente sozinhos, e é muito importante que haja supervisão de alguém, com visitas de pelo menos duas vezes ao dia, pois eles geralmente não se alimentam e ficam apáticos.

É preciso ter cuidado para não mudar a rotina do animal, e o ideal é que a pessoal que ficará responsável por eles durante a viagem do dono já seja conhecida do animal, caso contrário é necessário que visite a casa alguns dias antes da viajem para que o animal se familiarize com ela.

Gatos e cachorros são diferentes. Segundo Adrielle, “gatos ficam muito bem sozinhos em casa, porém cachorros são mais dependentes e apegados aos donos, muitos deles não comem quando estão sozinhos e esperam alguém chegar para mostrar que estão se alimentando. Todo proprietário deve tomar muito cuidado com objetos e qualquer coisa que o animal possa destruir ou se machucar. Nunca se esquecer de deixar vários potes de água disponível”.

A dona de casa, Ana Lúcia Moura, tem duas cachorras da raça boxer, e quando viaja e retorna, no mesmo dia, procura deixá-las alimentadas e com água para o dia todo, e sempre tem alguém de sobreaviso caso aconteça algum imprevisto enquanto a família estiver fora. E quando a viagem é mais longa, faz planos de acordo com a duração. “Quando viajo para passar mais que um dia fora, meu irmão vem duas vezes por dia para vê-las”, conta.

Aves e peixes

Os cuidados com as aves e peixes não são muito diferentes, é preciso que haja alguém que os acompanhe para que não fiquem sozinhos por muito tempo. É importante não exagerar na quantidade de comida que se coloca para o peixe e manter os aquários limpos; as aves são animais que sujam muito suas gaiolas, então também é necessário que haja a limpeza pelo menos uma vez ao dia.

É muito importante ter cuidado com os que são violentos, pois se torna perigoso deixá-los sob a supervisão de alguém. Sobre isso, Andrea alerta para que os donos tenham preferência em deixá-los em hotéis próprios para animais, pois esses locais possuem tratamento correto para eles.

Publicada em 13/6/2017 às 22h.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/