mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

CVV desenvolve trabalho pioneiro em Araraquara

Por: FELIPE DE ASSIS SMANIOTTO CASSUCIO

16/05/2017

Distúrbio ou transtorno depressivo maior, conhecido como depressão, é um distúrbio mental que é muito caracterizado pela baixa autoestima e perda de interesse em atividades. De acordo com alguns estudos feitos, a causa da depressão pode estar ligada à genética, alimentação, stress, estilo de vida, rejeição, bullying e outros fatores.

A doença pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade e estilo de vida, que nos piores casos podem levá-la a cometer suicídio,que é a segunda maior causa de morte entre adolescentes de 15 à 29 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira convive com a depressão totalizando 11,5 milhões de pessoas. O segundo maior índice se encontra na América Latina, atrás apenas dos Estados Unidos que registraram 5,9% de cidadãos que convivem com depressão levando um número de 17,4 milhões de caso com a doença.

Há uma série de televisão produzida pela Netflix, conhecida como Thirteen Reasons Why ou na tradução livre: Treze Razões do Porquês, que gerou muita polêmica. A série aborda a história de uma jovem que, recentemente, se muda para uma nova cidade e ao frequentar a nova escola, sofre bullying, assédio, estupro, agressão física e psicológica e acaba tirando sua própria vida, mas deixa registro com treze fitas explicando as razões.

Depois de toda a polêmica que a série causou, foi registrada uma grande reação positiva, no número de procuras, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) de Araraquara (SP) que recebeu um aumento significativo de 266% com pedidos de ajuda.

CVV Araraquara

O CVV é uma ONG que realiza suporte emocional e prevenção contra o suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, obtendo total sigilo por telefone, chat, email e skype 24 horas por dia.

Segundo a CVV, o suicídio, para o Ministério da Saúde, é considerado como um problema de saúde pública que a cada uma hora no Brasil, uma pessoa acaba tirando a sua vida ou, no mesmo período, três outras pessoas tentaram se matar mas não obtiveram sucesso.

Segundo Adriana Rizzo, responsável pela imprensa do CVV de Araraquara, no primeiro contato com o ONG, o atendente procura entender e compreender como a pessoa está se sentindo, pelo que está passando e a acolhe para que ela possa falar sobre o que deseja, dedicando total atenção nesse primeiro contato. " Após o primeiro o contato, deixamos a pessoa à disposição para que possa entrar em contato novamente", completa.

Conforme Adriana, para se tornar um voluntário no CVV, é necessário realizar um curso gratuito, que tem duração aproximada de três meses, com encontros semanais. Em Araraquara (SP) o próximo curso será no dia 27/05/2017 e as inscrições já estão abertas.

As pessoas podem entrar em contato com o CVV através do telefone 141 e mais  informações podem ser obtidas através do site: www. cvv.org.br ou pelo e-mail araraquara@cvv.org.br.

Publicada e 16/5/2017 às 21h36.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/