mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

70% da população brasileira não lê nenhum livro por ano

Por: JULIA TAVARES DE MORAES

26/04/2017

De acordo com uma reportagem transmitida pelo Fantástico (programa da Rede Globo de Televisão), no dia 23 de abril de 2017, o número de brasileiros que costumam ler pelo menos um livro a cada três meses caiu 3%. Uma pesquisa realizada pela Federação de Comércio do Rio de Janeiro aponta que 70% da população brasileira não lê nenhum livro por ano.

Antigamente, as pessoas não tinham o hábito de ler, pois o custo de um livro era alto, as famílias de classe baixa optavam por comprar itens de necessidade para a sobrevivência. Atualmente, o preço dos livros físicos estão mais baixos, além do mais, os avanços tecnológicos possibilitam acesso online a uma grande quantidade de livros.

Segundo a matéria transmitida pelo Fantástico, a sociedade atual é muito visual e a ausência de imagens, na maioria dos livros, faz com que eles não chamem à atenção do indivíduo, não despertam curiosidade.  Os jovens estão sempre conectados, em contato com pessoas do mundo inteiro pela Internet e esse fator, faz com que eles considerem a leitura um ato solitário.

A estudante de Fisioterapia, Isabela Cristina, é apaixonada por leitura, costuma ler de 30 a 40 livros por ano, e tem em sua casa aproximadamente 200 livros físicos: “ A leitura significa um mundo novo, como uma porta para uma fuga da realidade, uma viagem a um mundo paralelo. Além disso, significa uma certa liberdade, conhecimento, imersão reflexiva, sonho, criatividade, aprendizagem. E com a leitura, tenho a possibilidade de ter uma visão ampliada do mundo e uma bagagem cultural gigantesca. Enfim, a leitura significa muito e é uma grande parte de mim”, relata.

Thiago Amaral, que é formado em Análise e desenvolvimento de sistemas, não costuma ler e quando lê prefere pegar livros pequenos.  " Desde criança, nunca tive o costume de ler, e sempre optei por aprender assistindo vídeos e não lendo, para eu conseguir ler um livro completo ele precisa ter uma linguagem fácil e ter poucas páginas, sou curioso demais, quero saber logo o fim da história”, conta.

 A estudante de Pedagogia, Tereza Pereira, avalia: “ Para que a criança aprenda a ler é necessário que ela seja exposta às várias situações de leitura, visando que na fase adulta ela sentirá prazer em ler e não associar esse ato a uma obrigação”.

Apesar dos avanços tecnológicos terem facilitado o contato do indivíduo com os livros, uma parte da população brasileira não tem acesso a Internet ou a aparelhos eletrônicos que possibilitam a leitura online. A leitura quando bem explorada abre portas, leva as pessoas a viagens inesquecíveis, muda pensamentos e hábitos, combate preconceitos. 

Publicada em 02/05/2017 às 20h59.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/