Ageuniara

Música eletrônica se destaca no interior

Por: VICTOR DENÓIS IZÍDIO

28/03/2017

Um Disc Jockey ou DJ é um artista e técnico que mistura músicas diferentes para serem ouvidas ou dançadas, usando suportes como vinil , CD ou arquivos digitais sonoros para "tocar".

Essa técnica de mistura é chamada mixagem. A mixagem pode ser curta (passagem rápida de uma música à outra) ou longa, quando o DJ gera uma "terceira" música, aproveitando os timbres das duas faixas. Os DJs surgiram nos anos 50, em meio as fãs de jazz, mas se consagraram nos anos 70,com a era Disco.

Ao longo dos anos, esta arte ou profissão foi evoluindo  acompanhando a evolução da música que se ía tornando cada vez mais eletrônica. O "boom" dos DJs, em Portugal,por exemplo, deu-se em meados da década de 90, altura em que começaram a proliferar as festas com DJs convidados, realizadas em espaços fechados e outras mesmo ao ar livre.

A música eletrônica vem se desenvolvendo muito rapidamente no Brasil nos ultimos anos. Atualmente, no Brasil, há grandes profissionias, considerados entre os melhores Djs do mundo, como Alok, Vintage, Gustavo Mota, Chapeleiro, 33Hz, Groove Delight, Illusionize, entre outros. Muitas vezes, eles chegam a se apresentar em quatro estados diferentes em apenas um dia, sem contar apresentações internacionais.

Na região de Araraquara (SP), há um grande talento, Bruna Kuka como é conhecida,  e que vem se destacando desde 2016 quando íniciou seus projetos dentro da música eletrônica como DJ, após dez anos trabalhando e frequentando eventos relacionados.

Bruna é uma pequena parcela do público feminino que tem essa profissão, como na maioria dos casos, são os homens que se destacam mais no mundo da música eletrônica. Kuka tem como especialidade dois tipos de vertentes, o Low Underground e o Minimal, que representam bases pesadas, com fortes vocais e bem dançantes, especificamente dependendo do público da casa.

Ela chega a se apresentar de 15 a 20 vezes por mês por toda região do Estado de São Paulo, e pretende aumentar ainda mais suas apresentações." Nos próximos anos o Brasil se tornará um dos países mais influentes para música eletrônica devido ao número de talentos que vem surgindo nos últimos tempos", afirma.

Publicada em 28/03/2017 às 23h53.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/