202009280746

mostrar mensagem ]

AVISO DE PRIVACIDADE

A proteção dos seus dados pessoais é importante para nós. Adotamos as melhores técnicas para deixar esse site seguro. Estamos atualizando nossa política de privacidade e termos de uso do site. Em breve, ela estará aqui para você saber o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Meios de comunicação: jornal impresso perde lugar no mercado

Por: ÉVELIN DE CÁSSIA CORRÊA NOGUEIRA

28/03/2017

As pessoas têm utilizado outros meios de comunicação, como a televisão, Internet, mídias em geral para encontrar informações. Além disso, hoje em dia,usam também blogs pessoais para a publicação de notícias. O mercado de trabalho do jornalista tem diminuído, pois esses recursos têm ficado mais expansivos, conforme a tecnologia tem crescido.

Enquanto o jornal impresso tem as notícias do dia anterior ou de alguma atividade que acontecerá na cidade, região ou país, o jornal on-line publica em tempo real tudo o que acontece. Com essa diminuição do impresso, bancas de jornal não recebem mais o mesmo número de exemplares que antigamente.

Em São Carlos (SP), numa das bancas mais tradicionais da cidade, o número de recebimento de impressos, há oito anos, era em média de 500 por semana, atualmente o mesmo caiu para 30. O dono da banca, que prefere não se revelar, diz que mesmo com esse número pequeno que recebe, ainda não consegue vender todos até o final da semana.

Com a monopolização da Internet sob as pessoas, o número de assinantes de impressos diminuiu.Um dos principais jornais de São Carlos, mostra em pesquisa que, em oito anos, os assinantes do mesmo caíram de 8.500 para 6.000. A leitora Margarida Augusta Nogueira, 69 anos, diz que assinava o jornal até 2015, porém questionou: “Eles quiseram diminuir o tempo de assinatura de seis para quatro meses e quiseram aumentar o valor, isso é um absurdo”.

Mas ainda há aqueles que gostam de acompanhar, como é o caso de Gabrieli Batistela Ferreira, 19 anos, secretária de uma agência publicitária, que é assinante de dois jornais da cidade. “A meu ver, os benefícios de assinar o jornal impresso é ter a certeza de que houve toda uma revisão antes de publicarem e entregarem o jornal. Posso acreditar no que está escrito ali, ao contrário do que jornais on-line ou sites no qual sempre me surge a dúvida se aquilo realmente aconteceu, se é verdade ou apenas alguém desconhecido inventou tal notícia”, observa.

Publicada em 28/03/2017 às 23h16.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/