[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Estética: o principal motivo para mudanças de hábitos

Por: JULIA TAVARES DE MORAES

07/03/2017

O mercado fitness aumentou significativamente nos últimos tempos, esse crescimento está relacionado a busca por uma aparência física que se encaixe nos padrões de beleza impostos pela sociedade.  Segundo informações da Associação Brasileira de Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil está entre os maiores mercados de beleza do mundo, ocupando o 3º lugar no ranking, que tem Estados Unidos em 1º e China em 2º.  Mesmo com a crise econômica esse mercado continuou em expansão. 

A personal trainer, Sabrina Nogueira, de Araraquara (SP), conta que o público jovem muda seus hábitos alimentares e começa a fazer atividades físicas em busca de um corpo ideal, enquanto o público idoso procura essas mesmas mudanças para manter uma vida saudável devido a alguma alteração na sua saúde.

O proprietário de uma loja de alimentos saudáveis da cidade, Daniel da Silva, avalia: “As pessoas mudam de hábitos com o objetivo de mudar sua aparência física, muita gente entra na loja procurando produtos da linha de emagrecimento e não alimentos saudáveis”. Ele acredita que o aumento do mercado fitness não se relaciona com a procura por alimentos saudáveis, mas sim que esses dois fatores se encontram em determinado momento, quando o indivíduo procura por uma nutricionista para em conjunto com as atividades físicas conseguir atingir seu objetivo.

Segundo Silva, muitos alimentos acabam vendendo muito, mas por conta de moda. " Se sai na televisão que algum produto emagrece, no dia seguinte tem uma procura grande por ele, enquanto os produtos da linha sem glúten e sem lactose são procurados o tempo todo", observa.

Juliana Sonco, proprietária de uma loja em Araraquara, conta que mudou seus hábitos por questões estéticas. “Mudei meus hábitos por estética, queria ficar bem nas minhas roupas, depois eu percebi que minha saúde melhorou, que hoje em dia eu tenho mais disposição, portanto eu comecei por estética, mas continuei para ter uma vida saudável”.

A falta de tempo faz com que as pessoas busquem soluções rápidas e fáceis para atingir seus objetivos, sendo assim elas não se atentam para as consequências que essa decisão pode vir a sofrer. As nutricionistas recomendam tirar um dia da semana para preparar suas “marmitas” e assim congelar para a semana inteira, elas também ensinam como esses alimentos devem ser preparados.

Juliana conta que encomenda seu almoço e jantar. “Eu sou mãe, tenho loja, tenho meu marido, não consigo preparar meus alimentos. Portanto, para seguir firme na dieta uma pessoa prepara meu almoço e  jantar”.

A nutricionista, Lívia Cotarelli alerta: “Deve-se tomar cuidado com as dietas que buscam o corpo perfeito, elas costumam ser muito restritivas causando a falta de alguns nutrientes que são fundamentais para o funcionamento do corpo humano, portanto passa uma ideia falsa de pessoa saudável, por fora parece que está tudo lindo, enquanto por dentro falta nutrientes”.

Publicada em 07/03/2017 às 20h58.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/