Ageuniara

Embrapa desenvolve projeto "Agricultura Familiar-Leite"

Por: PATRICIA FERNANDA MAGALHÃES

16/10/2003

Cerca de cem produtores de pequena propriedade e propriedade familiar em diferentes municípios do Estado de São Paulo estão sendo assistidos pelo projeto Agricultura Familiar-Leite, desenvolvido pela unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de São Carlos (SP), Embrapa Pecuária Sudeste.

Um projeto implantado em 1998, por meio de um convênio assinado com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vem aumentando a rentabilidade e a qualidade da produção de leite.

A Agricultura Familiar-Leite tem por objetivo tornar viável a produção do leite na pequena propriedade ou familiar, pois a pecuária de Leite é uma atividade de longo prazo e baixo custo e tem levado muitos produtores a desistir da atividade por falta de rentabilidade.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Dr. Nelson Novaes, o suporte técnico oferecido ao pecuarista são procedimentos tecnológicos, manejos e gerenciamentos simples e barato.

De acordo com Novaes, os técnicos fazem um levantamento topográfico de toda a área e a partir daí propõe modificações para melhorar aquele suporte técnico, o pecuarista aceitando começa a fazer parte do projeto.

"A Embrapa entra somente com a assistência e o pecuarista com os recursos financeiros que tem como custo inicial R$ 800", explica

Cláudio Buhlmann Chinaglia pecuarista de 25 hectares para produção do leite, foi um dos primeiros a participar do projeto e afirma que a sua produção aumentou e o custo diminuiu graças ao suporte técnico oferecido pelos técnicos da Embrapa.

"Estava pensando em desistir da atividade porque o meu custo era alto e a produção muito baixa até que procurei a Embrapa e comecei a participar do projeto, aceitei todas as modificações propostas pelos técnicos, depois de três anos de participação no projeto pude observar grandes resultados", diz

Hoje ele ainda recebe a assistência e a produção que antes era de 400 litros passou a um equivalente de 1.400 litros, possibilitando um considerável aumento na rentabilidade.

De acordo com Chinaglia, o projeto provou que atividade leiteira é rentável para o produtor de pequena propriedade e familiar

Para o jornalista Jorge Reti, assessor de imprensa da Embrapa Pecuária Sudeste, o projeto é viável e estimulador para o produtor em pequena propriedade e familiar.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/