Ageuniara

UFSCar oferece curso de licenciatura em Música

Por: SAMIRA MANFRINATO

10/10/2003

Os vestibulandos contam com mais um curso de extensão na hora de escolher a profissão, é a licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para o ano de 2004.

O foco deste curso é propagar a música para crianças, adultos e portadores de necessidades especiais de todas as idades e classes sociais.

O curso também objetiva assegurar ao Educador Musical, graduado pela UFSCar, uma formação múltipla, orientada para a atuação em como Educador Musical (vertente principal), Músico e Agente Cultural (ou animador sócio-musical).

Esta é uma oportunidade que a UFSCar oferece ao interessado de obter conhecimentos musicais, conhecimentos de ensino da música e conhecimentos gerais sobre a cultura e a sociedade.

O aluno desde o início terá contato com grupos musicais onde poderá vivenciar o fazer musical e ao final do curso realizará um projeto de educação musical para consolidar o que aprendeu.

Pode-se considerá-lo um desdobramento direto das atividades da área de música do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar,desenvolvidas a alguns anos na universidade.

"Embora possa haver afinidades quanto aos objetivos, os cursos não apresentam ligação. Para nós a Educação Musical embora multidisciplinar está mais ligada à área de música que a área de Educação na UFSCar", relata o Prof. Glauber Lúcio Alves Santiago, vice-coordenador do curso de Licenciatura em Música.

Segundo ele, alguns laboratórios já estão disponíveis, outros deverão ser implantados e reestruturados. "Mas já faz alguns anos que a idéia da graduação vem nascendo dentro da universidade. O trâmite é lento entre a vontade inicial e implantação", ressalta.

De acordo com Santiago, no Brasil poucas instituições oferecem este tipo de ensino."Fato que deve estar atribuído ao interesse de atenderem as demandas mais urgentes do mercado de trabalho. Esta desatenção acredito ocorrer pela própria situação econômica do país nestas ultimas duas décadas", afirma.

As inscrições para o processo seletivo começaram no dia 1º de outubro e acontecem até 25 de novembro, nas agências do Banespa, credenciadas. O valor do manual é de R$10,00 e a taxa de inscrição é de R$65,00.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/