202404190634

Notícias

Uniara é uma das selecionadas na primeira fase do Programa Institucional de Internacionalização, da CAPES

Publicado em: 25/07/2018

A Universidade de Araraquara – Uniara foi uma das selecionadas, na primeira fase, do Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. 

“É um projeto de internacionalização de bolsas no qual a Uniara está, nesse primeiro momento, entre as 108 instituições selecionadas, entre aproximadamente 1500 processos concorrentes. Nele, reunimos os programas de pós-graduação da universidade, abrangendo os de Engenharia de Produção, Biotecnologia e Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA, com um tema principal que permeia todos eles, passando por sustentabilidade, inovação e tecnologias digitais”, detalha a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em DTMA da Uniara, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante.

Ela lembra que a seleção na primeira fase não implica necessariamente na aprovação final, “porém, passamos pelo primeiro ‘corte’ e ficamos entre os 108 melhores, o que é uma grande conquista para nós”. “Em setembro haverá outra avaliação de mérito onde aproximadamente cinquenta projetos serão selecionados”, completa.

De acordo com o site da CAPES, o PrInt “tem como objetivo incentivar a internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa (IP) no Brasil como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos Programas de Pós-Graduação (PPG) com, ao menos, nota 4 na última Avaliação Quadrienal de 2017, tendo as IES/IP como protagonista nesse processo”. “Assim, visa: Fomentar o desenvolvimento de Planos Estratégicos de Internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação brasileiros e de conferir maior visibilidade à pesquisa científica realizada no Brasil; Incentivar o estabelecimento de redes de pesquisa internacionais integradas por IES/IP brasileiras; Tornar mais flexível e ampliar o apoio à internacionalização dos PPGs brasileiros; Promover a mobilidade internacional de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação; Aumentar a atratividade de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação estrangeiros para as IES/IP brasileiras”, consta no sítio.

Ainda segundo a CAPES, a divulgação do resultado final será realizada a partir do dia 5 de novembro. Mais detalhes sobre a CAPES e o PrInt estão disponíveis no link https://goo.gl/Ur1Gy4.

Informações sobre os programas de pós-graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI