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Docente da Uniara e coordenador da Comissão de Educação do Confea participa de reuniões sobre revisão de diretrizes curriculares

Publicado em: 29/06/2018

Recentemente, o coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Osmar Barros Júnior, participou, como coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – CEAP do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea, de diversas discussões sobre a revisão de diretrizes curriculares nacionais para os cursos de engenharia. Os encontros foram realizados em Brasília.

“Essa revisão já tem uma minuta disponível, e está sendo discutida em várias entidades, como na Associação Brasileira de Ensino de Engenharia – ABENGE, e no Confea. A primeira reunião foi com o conselheiro Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação - CNE, que é o responsável pela edição das diretrizes curriculares. A minuta será colocada em audiência pública para, posteriormente, ser votada no CNE. Assim que for votada e, provavelmente será aprovada, será sancionada pelo Ministro da Educação e passará a vigorar”, explica o docente.

Em um segundo momento, o mesmo grupo esteve no Ministério da Educação, com o próprio Ministro de Estado, para discutir a questão das diretrizes e outros assuntos ligados a ensino, como educação a distância e avaliação de cursos. “Quando a audiência pública for realizada, toda a comunidade acadêmica interessada no assunto poderá participar”, diz Barros Júnior.

O coordenador lembra que um terceiro encontro foi realizado na própria Comissão de Educação do Confea, “quando convidamos vários especialistas de diferentes áreas de ensino de engenharia para discutir essas diretrizes”. “Analisamos a minuta e fizemos pontuações sobre vários aspectos que entendemos ser interessantes. O ponto principal é que a formação profissional vai sofrer uma profunda transformação, na qual os estudantes passarão a ser avaliados por competência”, detalha.

Ele aponta que, atualmente, a avaliação é por conteúdo, e a diretriz trabalha núcleos de conteúdos básico, profissionalizante e específico. “Esses núcleos continuarão sendo importantes por conta do saber, mas o foco da diretriz será na absorção desse conhecimento e na consequente competência para as determinadas atividades de engenharia. É uma diferença significativa. Isso passa a ter muito mais importância para os cursos de engenharia: a formação prática, estágios, convênios, empresa júnior etc”, finaliza.

Informações sobre o Confea estão disponíveis no endereço www.confea.org.br. Detalhes sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidos no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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