202404190052

Notícias

O profissional de Recursos Humanos e o foco estratégico em observar pessoas como diferencial

Publicado em: 29/05/2018

De todos os recursos de uma empresa - materiais, máquinas, dinheiro -, as pessoas são o principal, de acordo com o professor do curso de Gestão de Recursos Humanos – RH da Universidade de Araraquara - Uniara, Gustavo Marques, que afirma que o profissional de RH, com o foco estratégico em observar pessoas como diferencial, “é o pulmão da empresa, nesse sentido”.

“Todo o restante pode ser copiado, como a compra de um equipamento igual ao do concorrente por exemplo. Onde há esse gestor, os resultados tendem a ser muito melhores, com ganhos maiores e inovações”, diz o docente.

Ele afirma que o profissional de RH “deve fazer uma análise contínua do perfil das pessoas, em relação à estratégia da empresa, verificar como a companhia deseja crescer e se o empregado irá atender isso, averiguar como são os desdobramentos – melhores treinamentos, desenvolvimentos -, se os trabalhadores estão satisfeitos e motivados, olhar com um viés mais voltado à legislação, por meio de programas de qualidade de vida, de prevenção e redução de acidentes, trabalhar junto à área de remuneração, e apoiar sempre a diretoria e outros gerentes com informações sobre como gerir e liderar pessoas”.

Como um nicho na carreira, Marques menciona que “essa interface de cumprir a legislação tem crescido muito”. “Há uma série de obrigações do governo, de modo que todas as empresas precisam agilizar os processos de RH, já que tudo vai se tornar online – o e-social - e, assim, esse profissional tem um caminho enorme, com todas as etapas, que serão digitais. Isso já é uma realidade”, destaca.

Outro nicho que tende a crescer, segundo o professor, é o do terceiro setor, “como as entidades”. “Não é só administrar o funcionário, mas também o voluntário e, para geri-lo, é preciso um profissional de RH. Muitas instituições filantrópicas - não somente empresas, mas associações, condomínios e outras, sem fins lucrativos - sofrem com a falta desse gestor, e acabam desorganizadas”, diz.

Para Marques, esse profissional precisa ser cada vez mais valorizado pela importância no sucesso das realizações. “Fica cada vez mais claro que ele trará resultados diferentes para a empresa”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Gestão de Recursos Humanos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI