202403282101

Notícias

Ligas acadêmicas de Medicina da Uniara participam de campanha para doação de medula óssea neste sábado, dia 26

Publicado em: 25/05/2018

A campanha “Dê um sinal de vida! Seja doador de medula óssea!”, que contará com a participação da Liga Acadêmica de Transplantes de Órgãos e Tecidos - LATOT e a Liga de Hematologia Clínica – LAHEC, do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, será realizada neste sábado, dia 26 de maio, das 9h às 14h, na Escola Técnica Estadual – ETEC Professora Anna de Oliveira Ferraz, mais conhecida como Industrial (avenida Bandeirantes, 503, no Centro).

“Será realizado um cadastramento para a pessoa se tornar doadora de medula óssea. O evento é realizado anualmente, e, em 2017, conseguimos quinhentos cadastros. O Hemocentro de Ribeirão colhe uma pequena amostra de sangue, e o voluntário se torna cadastrado pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME, que fica com os dados do possível doador, e cruza as informações com as de quem precisa de um transplante”, explica a presidente da LATOT, Giovana Lago Tavares.

Ela conta que, na ocasião, as ligas auxiliarão na divulgação e ajudarão a preencher questionários e no procedimento do cadastramento. “Muitas pessoas têm medo de doar a medula. É algo muito estigmatizado, pois pensam que vai doer ou fazer algum mal, e não é isso. É um pouco do sangue, que vai ajudar a salvar uma vida. É muito comum, em doenças hematológicas, precisar desse transplante que, geralmente é a última chance de um paciente. É um procedimento simples”, aponta.

Giovana lembra que não basta ser cadastrado. “É preciso manter os dados em dia porque, caso seja potencial doador e haja a necessidade de um transplante, o Hemocentro entrará em contato, então, é importante que se tenha o telefone e endereço atualizados”, ressalta.

Ela menciona que a Assembleia Estrela de Ísis nº 32 (Ordem internacional do Arco-Íris para meninas) e outros apoiadores também estão envolvidos na iniciativa.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI