202403281725

Notícias

Ex-aluno de mestrado em DTMA da Uniara disserta sobre crédito rural do Pronaf em Ibaté e em Brotas

Publicado em: 15/05/2018

O ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Matheus Souza Fassina, desenvolveu, como sua dissertação de mestrado, a pesquisa “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Crédito Rural nas cidades de Ibaté e Brotas”, orientada pelo professor Luiz Fernando de Orini Paulillo.

“O trabalho estudou o crédito rural, na modalidade do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familia - Pronaf, em duas cidades da região de São Carlos. O projeto analisou o município de Ibaté, com poucos contratos na modalidade, e o de Brotas, onde há consideráveis números desses tipos de contratos”, explica Fassina.

Ele detalha que, em sua dissertação, analisou os entraves para a obtenção do crédito em três níveis: macro, meso e microinstitucional. “Dentre os principais obstáculos verificados, estão a discrepância de capital entre os agricultores familiares, o tempo escasso do agricultor familiar, a predominância de monocultura e os vícios de burocracia em órgãos públicos, bem como pendências em instituições financeiras”, aponta.

Também foram verificados, de acordo com o ex-estudante do mestrado, três fatores que podem contribuir para a elevação do número de contratos de crédito rural na modalidade Pronaf: “presença de organizações, da Casa da Agricultura e a participação de atores locais”.

A pesquisa, segundo Fassina, “é importante quando se considera que o Pronaf beneficia os agricultores familiares brasileiros, responsáveis por grande parcela da produção dos gêneros alimentícios e orgânicos no país”.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI