Notícias

Inscrições para o 1º Encontro Brasileiro de Biocelulose da Uniara terminam nesta quinta, dia 10

Publicado em: 09/05/2018

Terminam nesta quinta-feira, dia 10 de maio, as inscrições para o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose - Enbiocel”, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat, e pelas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa de Fortaleza e de São Carlos. O evento, gratuito e oferecido a quaisquer interessados, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro).

As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail enbiocel2018@gmail.com, por meio da submissão de resumos de trabalhos, que deverão ser em inglês. Serão aceitos no máximo dois por autor correspondente.

As atividades do primeiro dia serão realizadas das 8h15 às 18h. Já as do segundo estão programadas para o período das 9h às 13h. Os nomes dos palestrantes podem ser visualizados no Facebook do evento - www.facebook.com/Enbiocel.

De acordo com um dos organizadores, Hernane Barud, “serão mais de vinte convidados, entre eles, os professores da Uniara, Wilton Rogério Lustri e Nivaldo Parizotto, além de docentes e pesquisadores da Embrapa de Fortaleza, da USP da capital de São Carlos, da UEL, da UFU, da PUC do Rio de Janeiro, da UFJF, da Feevale, de Novo Hamburgo, da Univille, de Joinville, da UFTM, da UFSCar, do Instituto de Química - IQ da Unesp de Araraquara, e da UFPI, entre outros”.

Ele destaca que, apesar de ser um encontro brasileiro, o evento receberá um pesquisador argentino, da Universidade de La Plata. “Isso é bastante interessante, por contar com gente de fora do país, e mostra as proporções que o encontro está tomando”, comenta.

A ideia, de acordo com Barud, nasceu como iniciativa do grupo do qual faz parte, o BioPolMat, e do grupo de pesquisa da Embrapa de Fortaleza, “que já trabalham há anos com celulose bacteriana ou biocelulose”. “Como o Brasil é um dos maiores produtores desse material em nível mundial - há muitas pesquisas sobre o assunto -, entendemos que é muito importante fazer esse encontro”, conta ele.

O docente explica que a biocelulose é um tipo especial de celulose, “com propriedades diferentes das daquelas que conhecemos tradicionalmente, a do papel”. “Ela é produzida por bactérias, em um processo contínuo, e isso não implica na derrubada de árvores”, destaca.

Entre as atividades do evento, o professor menciona que serão realizados seminários sobre a aplicação da celulose bacteriana na área de alimentos, “ou na opto-eletrônica, por exemplo, em que ela pode ser usada na substituição de telas rígidas por um substrato fexível”.

Mais informações sobre o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose - Enbiocel” podem ser obtidas pelo e-mail enbiocel2018@gmail.com ou pelo endereço www.facebook.com/Enbiocel.

Clique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /