202404191545

Notícias

Professora da Uniara participou do XXV Congresso Brasileiro de Nutrição

Publicado em: 26/04/2018

A professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Angélica de Moraes Manço Rubiatti, participou como ouvinte do “XXV Congresso Brasileiro de Nutrição – Conbran 2018”, realizado entre os dias 18 a 21 de abril, em Brasília.

“O evento promoveu discussões de caráter técnico-científico, político e cultural acerca da alimentação adequada e saudável como um direito para todos, cujo tema destaque foi ‘Comida: relações de afeto, tradições e direitos’. Nesse cenário, promoveu importantes debates que confrontaram a ciência e a prática nas áreas de alimentação e saúde coletivas, formação profissional, tecnologia de alimentos, nutrição clínica, em esportes, em estética, em fitoterapia e em empreendedorismo”, detalha a docente. 

Ela conta que o que chamou mais sua atenção “foi a preocupação dos palestrantes em resgatar a relação com a ‘comida de verdade’, o direito humano à alimentação adequada, o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e in natura, independentemente da área de atuação do nutricionista”.

Além disso, com o conteúdo a que teve acesso no Conbran, Angélica reforça que “a Nutrição é uma ciência, e não uma tendência”. “Para prescrevermos dietas, alimentos e suplementos para as pessoas, seja em cardápios de restaurantes industriais, consultórios, hospitais e em outros locais de atuação do nutricionista, há a necessidade de embasamento científico. Não podem ser baseadas em publicações sem fundamentos nas redes sociais”, ressalta.

Uma discussão que a professora tem com seus alunos nas aulas de Educação Nutricional, que se fortaleceu ainda mais com a sua participação no evento, segundo ela, é que não há a necessidade de restringir tanto a alimentação das pessoas quando se pensa em saúde e qualidade de vida. “A proposta para mudança de comportamento alimentar deve ser baseada nas preferências alimentares, nas condições socioeconômicas, nos hábitos alimentares, na presença de patologias, atividade física e menos restrições”, aponta.

“Agradeço à Uniara por me proporcionar a possibilidade de ir a esse Congresso, renovar meus conhecimentos e compartilhá-los com os alunos e as docentes do curso de Nutrição”, finaliza Angélica.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI