202404200648

Notícias

Uniara lança curso a distância de Licenciatura em Letras

Publicado em: 25/04/2018

A Universidade de Araraquara – Uniara lançou o curso a distância de Licenciatura em Letras. A graduação, coordenada pela professora Érika Bergamasco Guesse Borges, já é oferecida no processo seletivo de junho da instituição.

“O curso tem por objetivo formar profissionais que dominem os mecanismos da linguagem e possam atuar em áreas diversas, desde o ensino de Língua Portuguesa em instituições escolares até o oferecimento de cursos para empresas, com o intuito de sanar carências no uso da língua enquanto ferramenta de comunicação”, explica a docente.

Ela coloca que a Uniara se apresenta como uma instituição atenta às necessidades do mercado de trabalho e às novas exigências “de um público que deseja qualidade e flexibilidade para realizar seus estudos”. “Diante disso e da importância do profissional de Letras, oferece a graduação a distância, que se preocupa em proporcionar uma formação integral e de excelência e, ao mesmo tempo, com as facilidades de um curso que possa ser realizado de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno, já que, nessa modalidade, o estudante organiza seus estudos conforme sua rotina”, destaca.

Dessa forma, segundo Érika, a tecnologia é utilizada em seu maior e melhor potencial: “ampliar e facilitar o acesso a conhecimentos e formação de qualidade, a fim de preparar profissionais que estejam aptos para competir no mercado de trabalho e atuar com competência nas melhores instituições de ensino ou outras áreas que sejam de seu interesse”.

Outra vantagem mencionada pela professora, em relação à graduação ser na modalidade a distância, é que isso permite, de acordo com ela, ampliar o público-alvo, “já que oferece a facilidade dos estudos na residência do estudante ou em qualquer outro lugar que lhe seja favorável”. “Assim, para cursar, basta que o candidato tenha interesse, basicamente, nos mecanismos da linguagem e nos estudos da Literatura”, esclarece.

A coordenadora comenta que o discente cursará disciplinas nas quais desenvolverá estudos voltados ao domínio das funcionalidades da Língua Portuguesa, bem como às habilidades de leitura, interpretação e produção textual. “As literaturas brasileira e portuguesa também serão objetos de estudo, e ainda serão oferecidas disciplinas que contemplem as literaturas em Língua Portuguesa de origem africana e indígena”, revela.

O maior desafio do profissional formado em Letras, em sua opinião, é ter habilidade comunicativa “em um mundo contemporâneo e globalizado, repleto de ferramentas tecnológicas de interação, no qual os indivíduos vivenciam constantes relações pessoais e profissionais entre si”. “Saber expressar-se de maneira clara e coerente, tanto no âmbito oral quanto no escrito, é qualidade altamente valorizada e caminho para a realização e para o sucesso. No entanto, a realidade nos mostra um panorama diverso: apesar da integração constante entre as pessoas, cada vez mais elas apresentam dificuldades e limitações para se comunicar com eficiência. É nesse cenário desafiador que atua o profissional do curso de Licenciatura em Letras, buscando sanar essas dificuldades”, aponta Érika.

A docente lembra que, além de atuar tradicionalmente como docente em instituições escolares e de oferecer cursos para empresas e diversas outras organizações, o profissional tem a opção de fazer carreira também como produtor e revisor de textos para empresas e meios de comunicação, além de auxiliar em produções teatrais, televisivas e cinematográficas, como na construção de roteiros, por exemplo.

“O curso tem duração de quatro anos, divididos em oito períodos, sendo norteado por eixos temáticos de aprendizagem que contemplam estudos linguísticos, textuais e literários, além de uma preocupação com a formação ética e cidadã dos estudantes. Ademais, como comumente o profissional de Letras atua no magistério, a graduação dará todo o suporte necessário para a formação pedagógica dos estudantes e ofertará disciplinas voltadas às práticas de ensino da Língua Portuguesa em seus diferentes contextos de aprendizado”, finaliza a docente.

Mais informações sobre o curso de Licenciatura em Letras da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cursos/ead/graduacao/letras. Detalhes sobre o processo seletivo da instituição estão disponíveis no site www.uniara.com.br/vestibular.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI