202404160752

Notícias

Conscientização sobre consumo sustentável é tema da primeira noite do Fashion Revolution, na Uniara

Publicado em: 24/04/2018

A primeira noite da participação do curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara no “Fashion Revolution” contou com uma conversa sobre a conscientização da cultura de consumo de moda com a coordenadora da graduação, Vivian Huss, e com o ex-aluno Murilo Nogueira Rangel, além da exibição do documentário “The True Cost”. As atividades, que terminam nesta quarta-feira, dia 25, foram realizadas na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). O evento é gratuito e aberto ao público.

“A ideia foi falar sobre o consumo consciente. Dentro disso, foram mostradas algumas imagens do lixo que produzimos, principalmente o de resíduos têxteis. Segundo dados levantados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, o Brasil gera, por ano, 170 mil toneladas desse tipo de lixo”, destaca Vivian.

Ela aponta que os participantes “precisam não somente ficar cientes em relação a como utilizar as sobras desses materiais, como também, desde o início, planejar a modelagem e a distribuição de modelos dentro de um único tecido, para que não haja tantas sobras na hora do corte”.

Há fábricas que estão reciclando tecidos, de acordo com a docente. “Eles recebem esses cortes, separam e moem. Também existem as Organizações Não Governamentais – ONGs, que são favorecidas com a doação desses retalhos. É necessário ter paciência para se fazer a separação de tipos de tecidos, cores etc, para se fazer o trabalho artístico com mais qualidade”, comenta.

Em sua explanação, Rangel conta que, para seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, pesquisou bastante sobre o reaproveitamento e a significação de roupas e artigos têxteis usados, provindos de brechós e bazares, “abordando como damos sentido a isso e criamos um novo produto com peças que já existem”. “Não é preciso comprar mais tecidos. O processo ainda é em pequena escala, mas já é um começo para a moda sustentável tomar um parâmetro maior”, ressalta.

 

Achado Fashion – traga sua roupa para trocar

Até esta quarta-feira, dia 25 de abril, sempre das 19h às 22h, o Design de Moda promove o “Achado Fashion”, uma feira de troca de peças de roupas e acessórios dos alunos de Design de moda com interessados, além de uma oficina de customização de camisetas, apenas com o uso de tesoura.

“Ao invés de comprar, vamos trocar! Trata-se da primeira feira de escambo. Sabe aquela roupa e aquele acessório que você não usa mais? Aquela no fundo do guarda-roupas, a que não serve mais ou que enjoou? Então, vamos trocar”, brinca Vivian.

Ela explica que a troca acontece diretamente com o aluno proprietário das peças, e aproveita para esclarecer que “a graduação, bem como a Uniara, apenas promovem e apoiam o ‘Achado Fashion’, e não se responsabilizam pelo escambo praticado entre alunos e público”.

Detalhes sobre o “Fashion Revolution” estão disponíveis no site www.fashionrevolution.org. Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI