202404250655

Notícias

Abertura da décima edição do projeto Ler é a Solução será realizada nesta quarta, dia 18, na Uniara

Publicado em: 17/04/2018

A abertura da décima edição do projeto “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Biologia, Nutrição e Psicologia da instituição, será realizada nesta quarta-feira, 18 de abril, às 19h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). O evento visa ao incentivo da leitura.

“Esse curso de extensão universitária teve início há dez anos, com seu idealizador, o ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Uniara, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017. No projeto, o participante precisa ler três livros, sendo dois indicados por professores e um à sua escolha. A partir disso, ele precisa apresentar um conteúdo escrito para que os docentes possam analisar o que ele leu, como fez isso, e sua apreciação sobre a obra ou o autor escolhido, entre outros fatores. Assim, o estudante terá o ganho de conhecimento e lazer, e no aspecto curricular, já que terá horas de atividades contadas”, explica o coordenador da graduação de Pedagogia, Uiliam Moraes Folsta.

Ele conta que o grande objetivo é motivar as pessoas a lerem. “Nossa preocupação é sempre ampliar esse curso, e temos conseguido fazer isso. Ainda queremos que todas as graduações da Uniara participem, para termos uma multiplicação de leitores. É interessante notar que o ‘Ler é a Solução’ não vem para substituir outras atividades, mas sim como algo paralelo. Não se trata de trabalhar conteúdos das graduações: é, na verdade, a leitura de uma maneira leve e de distração”, destaca o docente, que comenta que muitos alunos que estão na universidade acabam lendo somente os textos obrigatórios das disciplinas, e não conseguem ir além disso. “Logo, o ‘Ler é a Solução’ motiva o aluno a entrar em outros campos”, finaliza.

A entrega dos certificados de conclusão, para quem ler três livros, será realizada no dia 26 de setembro. O “Ler é a Solução” é coordenado por Folsta e pela coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kasuko Muraoka. Tem como responsáveis as professoras Dirce Charara Monteiro, Maria Betanea Platzer, Silvia Helena F. Fortes Bassi, Vanessa Colombo Corbi e as coordenadoras das graduações de Nutrição e Psicologia, Ana Carolina Carneiro e Simoni de Cássia Haddad Penteado, respectivamente, e é organizado pela professora Ednayr Camargo da Silva e pela secretária do Departamento de CHS, Elisabete Perassolli.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br.

 

Programação

- Abertura com o Coral Uniara, regido pelo maestro Rogério Toledo

- Apresentação do projeto, com a coordenadora do curso de Psicologia da Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado

- Palestra: “Desvendando os caminhos da leitura”, com Érika Bergamasco Guesse Borges

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI