202404160629

Notícias

Estudantes de Biologia da Uniara ministram oficina de reciclagem para alunos da Escola Estadual Narciso da Silva Cesar

Publicado em: 13/04/2018

Os estudantes do quarto ano do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Brand Leandro e Camila Reina, ministraram uma oficina de reciclagem para crianças da quarta série do ensino fundamental da Escola Estadual Narciso da Silva Cesar, nas últimas terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de abril.

“Foi uma atividade de educação ambiental. A professora Claudia Galvão e a diretora da escola, Luci Fátima Montezuma, procuram a coordenação da graduação, pois queriam aprender o processo de reciclagem padrão. Já na oficina, conversamos sobre fazer papel e papel semente, sendo que este último, após ser usado, pode ser enterrado e existe a possibilidade de nascer uma flor, ou seja, isso é bem interessante por dar uma nova utilidade quando descartado”, destaca Leandro.

Ele conta que, antes da ida à escola, a docente ministrou uma aula teórica para os alunos. “Depois, ensinamos todo o processo, desde deixar o material de molho e da batida no liquidificador, até sua secagem. Cada aluno fez um papel”, detalha.

As crianças se interessaram bastante pela atividade, segundo o estudante. “Elas adoraram, assim como Claudia e Luci. Inclusive, a oficina, inicialmente, era para ser ministrada somente no dia 10, mas elas nos pediram para voltar no dia seguinte e fazer o curso mais uma vez, para outra turma”, revela.
Para Leandro, a experiência também foi um aprendizado para ele e Camila. “Poder participar de um projeto que tem contato com outras pessoas e ser um porta-voz é muito legal, assim como receber o ‘feedback’ dos alunos”, comenta.

Cláudia conta que ministra a disciplina “Práticas Experimentais”, “na qual nosso aluno ‘coloca a mão na massa’ a partir do conteúdo de ciências”. “Falamos da importância da reciclagem e da parte teórica da sustentabilidade. Estávamos fazendo outras atividades e, a partir disso, surgiu a ideia de trabalhar com a reciclagem. Se a criança sabe que depositar resíduo sólido na natureza não é bom, então, o que pode ser feito? Estudamos isso e chegamos à oficina”, explica.

A intenção inicial, de acordo com a docente, era que aprendessem o processo na própria Uniara, “mas os estudantes de Biologia ministraram a atividade na escola e foram sensacionais”. “Foram produzidas sessenta folhas. Agora, pretendemos continuar com essa parceria para futuros outros projetos, fundamentais para o avanço de aprendizagem. Além disso, as crianças veem estudantes da Uniara na escola e são estimuladas a fazerem um curso superior”, finaliza.

Informação sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI