202404251551

Notícias

I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais da Uniara será realizado nesta sexta-feira, dia 13

Publicado em: 12/04/2018

Será realizado nesta sexta-feira, dia 13 de abril, o “I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais”, promovido pelo Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento terá início às 7h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). A programação completa está disponível no endereço www.uniara.com.br/simposioeticaanimal.

A secretária executiva do CEUA, Jaqueline Diniz, explica que, após participar de alguns fóruns e perceber o quanto é importante falar sobre pesquisas com animais e a questão ética envolvida, o Comitê decidiu organizar o simpósio, “de modo a trazer para os pesquisadores assuntos que são discutidos nacionalmente e internacionalmente, para que suas pesquisas sejam mais embasadas e tenham um olhar mais ético desde o princípio”. “Estamos aqui para garantir que esse trabalho seja não somente bom para seu autor, mas que tenha um caráter científico válido e aspectos éticos preservados. Por isso, avaliamos esses projetos com cautela”, relata.

Ela conta que a tarefa do comitê tem caráter educativo, “visto que trabalhamos muito com pareceres, mas se uma pessoa quer tirar dúvidas, conversamos com ela”. “Muitas vezes, quando alguém faz a pesquisa, olha os pontos que quer investigar, mas não consegue ver os aspectos éticos, que são muito importantes. Queremos alertar para esse ponto”, diz.

O Simpósio, em sua opinião, também é interessante para alunos de graduação. “Por mais que eles não pretendam trabalhar com animais, traremos questões sobre pesquisa, como por exemplo a importância do modelo que será utilizado em um projeto. Além disso, também será abordada a estatística em pesquisa, sendo que, na programação, o professor Olavo Nardy irá trabalhar com o software G*Power, que auxilia nisso. Durante o simpósio, ele falará sobre o programa e irá interagir com ele. Para quem tiver interesse, seria bom que levasse seu notebook já com o software baixado - cujo link para download está disponível na página do evento - para acompanhar a atividade”, recomenda Jaqueline.

A secretária informa que as atividades serão ministradas por professores da Uniara e de outras instituições. “Também falaremos sobre as normas e sobre a organização do Centro de Pesquisas Biológicas – CPB - Biotério da universidade, cujo conteúdo é bem focado para quem já faz pesquisa no local, mas mesmo assim, quem tiver interesse pode permanecer na atividade”, ressalta.

Serão emitidos dois certificados para os participantes, sendo um relativo ao período da manhã, e outro ao da tarde. Mais detalhes sobre o “I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais” podem ser obtidos pelo e-mail ceua@uniara.com.br, pelo telefone (16) 3301-7263 ou também pelo endereço www.uniara.com.br/simposioeticaanimal.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI