202404200706

Notícias

VIII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais da Uniara está com inscrições abertas

Publicado em: 23/03/2018

Estão abertas as inscrições para o VIII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR e pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento, que terá como tema “Terra, Trabalho e Lutas no século XXI: Projetos em Disputa”, será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, sendo o primeiro dia a partir das 18h, e os outros, a partir das 9h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

As inscrições, oferecidas a quaisquer interessados, devem ser efetuadas pelo link https://goo.gl/qyFCqB, onde também estão disponíveis mais detalhes sobre o evento e sua programação completa.

A pesquisadora do NUPEDOR e do PPG-DTMA, e uma das organizadoras do evento, Daiane Roncato Cardozo, comenta que o Simpósio é importante “no sentido de fomentar o diálogo acerca de questões multidisciplinares entre os participantes, e de promover espaços para interações e reflexões sobre as temáticas a serem tratadas, bem como a disseminação do conhecimento de novas metodologias e abordagens utilizadas nas diferentes realidades regionais do país e na América Latina”.

“Além disso, ele vai buscar revisitar temas antigos que, na atualidade, recebem outras ‘roupagens’, mas que requerem atenção, destacando-se também a relevância da relação dos povos tradicionais e suas cosmovisões para a construção de outra sociedade”, completa.

O espaço, de acordo com ela, será utilizado para a discussão sobre política de assentamentos rurais e de reforma agrária, abrangendo culturas, políticas públicas, territórios, diversidades das categorias sociais do campo e os seus modos de vida. “O intuito é promover diálogos, debates, proposições entre diferentes fatores sociais envolvidos com a pesquisa, ensino e extensão, e a formulação de políticas públicas no meio rural, de modo que isso contemple pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, assentados, agricultores familiares em geral, técnicos agropecuários, representantes de movimentos sociais, do governo, e da sociedade civil”, destaca.

Daiane comenta que a programação do evento contará com uma conferência de abertura, que abordará seu tema central, e três mesas de discussão: “Resistências e construção das autonomias na América Latina: um mito do coletivo”, “Políticas Públicas e Direitos: rota de colisão?”, e “Agroecologia e cosmovisões para uma outra sociedade”. “Também teremos uma roda de conversa sobre ‘Assentamentos rurais, povos e comunidades tradicionais: modos de vida e experiências diversas’”, revela.

A pesquisadora finaliza informando que os interessados poderão submeter seus resumos de trabalhos completos, dentro de diversas seções temáticas: políticas públicas, questão agrária, trabalho no campo, saúde, segurança, mecanização, agricultura familiar, soberania alimentar, questões ambientais e ruralidades, agroecologia como alternativas de desenvolvimentos rural, experiência de capacitação e extensão rural, cultura e conhecimentos tradicionais, gênero, juventude e família, e educação do campo.

Detalhes sobre o NUPEDOR e o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI