202403290531

Notícias

Quatro vídeos do curso de Publicidade da Uniara estão no shortlist do FestVídeo

Publicado em: 23/03/2018

Quatro trabalhos desenvolvidos por alunos e ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara estão no shortlist, da categoria “Universitário”, do FestVídeo, promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda Ribeirão Preto – APP Ribeirão. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de abril, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão.

Uma das obras é um vídeo da Empresa Araquimica, de mesmo título, criado pela agência experimental Voltaire Comunicação, e pode ser conferido no link https://goo.gl/fU23yz. Já o “Doe Sangue Doe Vida”, feito pela agência Catarina Beija Sapo, está disponível no link https://goo.gl/hk9WWB.
Os outros vídeos são da agência Touché Comunicação, intitulados “A Última Gota” e “Cuidando com Carinho”. Desenvolvidos na disciplina “Linguagem Visual”, do professor João de Assis, ambos podem ser vistos, respectivamente, nos links https://goo.gl/wQtaQo e https://goo.gl/rd5wkt.

A Voltaire Comunicação é composta pelos ex-alunos do curso, Bárbara Grigoleto, Guilherme Azarito Silva, Rodrigo Fernandes Falvo. “A produção foi baseada na história da empresa Araquimica, inspirada na tradição, no tempo de mercado, em seu crescimento e também em como o mix de produtos foi crescendo ao longo desse período. Isso nos ajudou a agregar um grande valor à companhia e à marca Dino, criada pela Araquimica em 2005”, contextualiza Bárbara.

Ela aponta que, hoje, “eles têm uma alta capacidade produtiva e, consequentemente, conseguem atender uma grande demanda de mercado fornecedor”. “O vídeo institucional foi desenvolvido com intuito de atingir justamente esse nicho: empresas com potencial de revenda dos produtos. Com isso, expandimos o conhecimento da marca Dino, e também a lucratividade da empresa”, afirma.

Para o grupo, segundo a ex-estudante, é uma grande honra estarem no shortlist novamente. “Sabemos o quanto a APP é criteriosa na seleção desses trabalhos. Estar entre os selecionados evidencia todo o nosso esforço e nos incentiva ainda mais a sempre criarmos um bom trabalho, e pensarmos com carinho e estratégia na marca de nossos clientes. Agradecemos, pois esse reconhecimento é muito válido para nós e para o nosso processo de evolução no mercado de trabalho”, comenta.

Leticia Raquel Faria Marques e Leticia da Silva Machado Rios compõem a agência Catarina Beija Sapo, responsável pela produção “Doe Sangue Doe Vida”. “Nosso trabalho foi criar um storytelling e, para isso, escolhemos um tema social, com intuito de incentivar as pessoas a doarem sangue, pois nunca sabemos quando elas irão precisar. Esse foi o caso do Vitor, ator do vídeo, sendo que, quando menos esperou, acordou na sala de cirurgia e precisava de sangue”, conta Leticia Marques.

Elas explicam que a mensagem que quiseram por meio da obra é a de conscientização. “Queremos que todos saibam a importância de doar sangue, independentemente de conhecer ou não a pessoa, se é homem, ou mulher ou o que a pessoa fez para precisar receber a doação. O sangue é diferente de um remédio. Não o encontramos na prateleira. Ele está dentro de você. Doe sangue, doe amor, doe vida”, declaram as estudantes, que mencionam que se trata de um ato de solidariedade, e que cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Estar no shortlist do FestVídeo, para elas, é uma grande honra. “Trata-se de um festival de renome do mercado publicitário, e fazer parte dele é incrível. É muito gratificante ver nossos esforços, estudos e dedicações reconhecidos”, emociona-se.

Ricardo Patrick Ferreira e Felipe Oliveira Gomes são os integrantes da agência Touché Comunicação, que concorre com dois vídeos. “Em ‘Cuidando com Carinho’, contamos a história de um estagiário que tenta expressar seu carinho pela água, destacando sua importância e seu cuidado para que ela dure mais tempo conosco. Já o outro trabalho, ‘A Última Gota’, mostra um relógio que, conforme passam os segundos, sons de gotas de água são ouvidos. O conceito é que, quando a última gota cair, não haverá mais tempo para contar”, explica Ferreira, mencionando que ambos foram produzidos para o Departamento Autônomo de Água e Esgotos – DAAE.

Para ele, “é interessante saber que uma criação de nossa cabeça, feita com o conhecimento adquirido na universidade, é aplicado com clientes reais, para o mercado”.

A professora Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto, que ministra a disciplina “Criatividade 1”, na qual os trabalhos “Doe Sangue Doe Vida”, “A Última Gota” e “Cuidando com Carinho” foram produzidos, conta que, em 2017, os estudantes receberam um conteúdo relacionado a storytelling e que, como parte da avaliação, eles precisavam apresentar um vídeo utilizando as técnicas aprendidas. “É gratificante ver que o resultado foi reconhecido por uma premiação e, principalmente, pelo esforço dos alunos”, comemora.

A outra obra, “Empresa Araquimica”, foi desenvolvida na disciplina “Produção Publicitária em TV e Cinema”, ministrada pelo docente Luis Paulo de Campos. “O vídeo da Voltaire, que é do cliente, foi apresentado como parte da fase dois do Projeto Experimental. Fico muito satisfeito com a seleção porque é um evento concorrido, com diversas faculdades participantes. A cada ano, inclusive, a premiação cresce e, hoje, tem abrangência nacional. O fato de a Uniara estar com quatro trabalhos no shortlist é uma grande conquista”, alegra-se.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Eduarda Escila Ferreira Lopes, também está contente pelos resultados parciais. “Mais um ano no shortlist, o que é motivo de muito orgulho do trabalho de docentes e alunos”, declara.

Mais detalhes sobre o FestVídeo estão disponíveis no site http://festvideo.com.br. Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI