202404240615

Notícias

Reitor e vice-coordenadora do PPG-DTMA da Uniara participam do Seminário: Reforma do Estado, Federalismo e Democracia

Publicado em: 22/03/2018

O reitor da Universidade de Araraquara – Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, e a vice-coordenadora do Programa da Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA, Helena Carvalho De Lorenzo, participarão do “Seminário: Reforma do Estado, Federalismo e Democracia”, nesta sexta-feira, dia 23 de março, a partir das 8h, no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri” (rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa).

Na ocasião, Mauro fará parte da mesa de abertura do evento, a partir das 9h30, e Helena será uma das componentes da mesa “Indicadores e Políticas Públicas”, a partir das 14h30.

“A ideia do seminário é discutir um conjunto de relações entre Federação, Estado e municípios. Acredito que o evento possa ser uma tentativa de criação de um pacto entre municípios, no sentido de se buscar o desenvolvimento – no nosso caso, o desenvolvimento regional”, avalia Helena.

Ela conta que sua participação na mesa “é específica sobre estratégias e indicadores para o desenvolvimento local”. “Vou discutir esse conceito para explicar que, quando falo nesse tema, não é especificamente uma localidade: é algo muito amplo e que tem a ver com a diversificação, com o aproveitamento dos recursos endógenos”, esclarece a docente, que reforça que ele “serve tanto para falar de município quanto da comunidade europeia, por exemplo”.

Em sua explanação, Helena também colocará que, “para que tenhamos um desenvolvimento local, a primeira questão é conhecer muito bem o município”. “São necessários diagnósticos muito bons e claros, que permitam conhecer potencialidades que, por vezes, estavam esquecidas - saúde, educação, economia local etc”, aponta.

Outro ponto que será abordado é que, segundo a professora, a região está mudando um pouco seu perfil. “Antes ela era predominantemente industrial, e hoje o setor de serviços é bastante significativo. Precisamos olhar bem para isso, já que ele precisa gerar emprego qualificado, ou não melhora o desenvolvimento local. Portanto, capacitação é uma questão muito importante”, destaca.

O papel da universidade nesse processo também será tópico da explanação da vice-coordenadora. “Ela pode ser parceira nesse diagnóstico, e de uma porção de condições para melhorarem o desenvolvimento das comunidades”, finaliza.

A Uniara é uma das apoiadoras do “Seminário: Reforma do Estado, Federalismo e Democracia”, organizado pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - Unesp de Araraquara, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP.

Mais detalhes sobre o evento e sua programação completa estão disponíveis no endereço https://srefd.fclar.unesp.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI