202404190441

Notícias

Alunos da Uniara participam de simulação das atividades da ONU a partir desta sexta-feira, dia 16, nos Estados Unidos

Publicado em: 15/03/2018

Começa nesta sexta-feira, dia 16 de março, a maior simulação das atividades da Organização das Nações Unidas – ONU, que contará com a participação de uma delegação brasileira, composta por dezesseis integrantes, entre os quais seis são alunos da Universidade de Araraquara – Uniara. O grupo viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, dia 15, para atuar no National Model United Nations – NMUN e no Change the World Model United Nations – CWMUN 2018 até o dia 24, na sede da ONU.

No NMUN, os participantes defendem interesses e propõem soluções para problemas de países diferentes dos de suas nacionalidades. Já o CWMUN tem foco em energias renováveis e na sustentabilidade. “A delegação está bem estruturada, com integrantes empenhados e empolgados. Acredito que, novamente, eles conseguirão fazer as resoluções nas quais trabalharão”, comenta o coordenador do projeto no Brasil e membro da coordenadoria dos cursos de extensão de Direito da universidade, Fernando Rugno.

Dentro do cronograma, uma visita da delegação está agendada no Conselho de Segurança no dia 23, com o embaixador do Brasil na missão permanente na ONU, Mauro Vieira. “Os alunos acompanharão uma palestra e receberão orientações sobre a ONU. É um diferencial que conseguimos introduzir na programação e incorporar ao projeto, de modo que todas as delegações agora podem procurar seus países de origem para também receberem essas instruções”, ressalta Rugno.

A aluna do quinto ano do curso de Direito da universidade, Mariana Ferreira Rinaldis, participou dos eventos em 2017 e, neste ano, retorna como estafe. “Nessa função, damos suporte ao grupo. Como participei antes, tenho a vantagem de saber como as coisas funcionam, de modo que, se houver dúvidas, vou me recordar de como fiz para pesquisar e sanar o problema. Além disso, poderei passar por todos os comitês para verificar as atividades, e supervisioná-los e orientá-los em caso de necessidade. Tenho livre acesso a todos os comitês”, explica a estudante, que pretende se inscrever para tentar uma vaga na mesa que preside o comitê.

Nessa edição, os países defendidos pela delegação serão a Bulgária, a República do Congo e Angola. A aluna do quarto ano de Direito, Lauren Fonseca Assunção Iglesias Fernandes, detalha que o tema da Bulgária é voltado “ao meio ambiente, ao empoderamento dos jovens no assunto e à polícia marinha, além da questão de como solucionar a poluição nas cidades, buscando projetos que funcionem, para serem utilizados pela ONU”. “Já em relação ao Congo, o assunto tratado será a energia nuclear, pensando no desenvolvimento dessa área”, diz.

Outra integrante é Marcella Galhardo, do segundo ano de Direito, que vai representar a Bulgária na Assembleia Geral 3 – GA3, e Angola, no CWMUN, na Assembleia Geral 1 – GA1.

Já a estudante do quinto ano de Direito, Daniela Soares Veronese, acredita que “essa experiência vai acrescentar muito nos lados pessoal e profissional”. “Será algo diferente para os que ainda não participaram. Estaremos em um órgão internacional para discutir sobre questões mundialmente relevantes. Acredito que isso deve trazer muito reconhecimento no futuro”, aponta.

O segundanista de Direito, André Parizi, conta que a preparação começou em 2017. “Estudamos os assuntos de maneira genérica, e depois de definidos os temas, nós nos aprofundamos. A expectativa é grande, já que é um projeto que realmente mexe com nosso íntimo”, declara.

Participar do NMUN e do CWMUN permite, segundo ele, que em cada nova leitura e pesquisa, novos assuntos sejam agregados, e outra motivação é que o aluno participará da simulação com seus dois filhos. “É uma novidade muito boa. Além de estar nos projetos, poder compartilhar a experiência com os filhos é um privilégio muito grande. Isso nos estimula demais”, comenta.

Um dos filhos é o aluno do curso de Administração da Uniara, João Parizi. “Fizemos vários treinamentos, e participar em família é ainda melhor, pois facilita a comunicação, já que sabemos como cada um se prepara, de modo que isso permite que aproveitemos melhor essa experiência”, diz.

Mais informações sobre o NMUN e o CWMUN podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelos endereços www.diplomaticibrasil.com.br e www.nmun.org, ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI