202403280633

Notícias

Ex-aluno da graduação e do mestrado em Engenharia de Produção da Uniara lança dois livros

Publicado em: 13/03/2018

O ex-estudante do curso e do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Wagner Cardoso, lançou recentemente dois livros: “Engenharia de Métodos e Produtividade: A Teoria na Prática” e “Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) para Hospitais”, ambos pela editora Itacaiúnas. As obras podem ser adquiridas por meio do endereço www.amazon.com/author/wagnercardoso.

“O primeiro livro vem contribuir enormemente com a ampliação e o aprofundamento da cientificidade do Estudo de Tempos e Métodos aliados à Gestão Estratégica da Produção e Operações. Trata-se de uma obra que enriquece e dá fundamentos para que o leitor, após o término da leitura, seja capaz de compreender e elaborar estudos de tempos e movimentos em qualquer segmento produtivo, seja ele de manufatura ou serviços”, explica o autor.

Já “Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) para Hospitais”, segundo o ex-aluno, “pode ser considerado uma ferramenta do processo de gestão do nível tático e com abrangência gerencial de nivelamento da demanda com o fornecimento de recursos - máquinas, mão de obra, insumos e suprimentos -, partindo das projeções das vendas ao dimensionamento da capacidade produtiva”. “O S&OP tem o propósito de alinhar a capacidade produtiva com a demanda dos clientes para reduzir sobrecargas, subcargas e ociosidades, e, consequentemente, custos da operação. Com a implantação correta do S&OP, o hospital ganha em agilidade e flexibilidade nas respostas aos anseios dos pacientes, organização do fluxo de materiais e informação e da execução dos processos de atendimento e suprimentos, e maior controle e monitoramento do que foi previsto comparativamente ao que está sendo realizado, dentre outros pontos”, esclarece.

Para o autor, lançar duas obras foi uma experiência gratificante. “É a concretização de anos de trabalho, que antes estavam apenas sob meu domínio e de meus alunos, e agora podem ser adquiridos por todos que tenham interesse nas áreas tratadas. Sinto-me honrado em poder, de fato, cumprir aquilo que a educação e o ensino preconizam: informação e conhecimento só importam se forem compartilhados. É extremamente prazeroso poder ajudar com conhecimento e, principalmente, escrevendo sobre aquilo que amo, Engenharia de Produção”, declara.

A Uniara, de acordo com Cardoso, foi muito importante para que ele se desenvolvesse e pudesse construir sua carreira. “Fez parte da minha vida profissional e acadêmica. Quando fiz a graduação em Engenharia de Produção, entre 2001 e 2005, tive a honra de ter aulas com professores de renome. No mestrado, entre 2016 e 2017, continuei tendo a honra de ter ótimos docentes, completando um ciclo de ensino eficiente. E como o professor é o cerne da qualidade de um curso, seja qual for, tenho certeza de que acertei quando escolhi a Uniara, nas duas vezes”, finaliza o autor, que pretende lançar outros livros no futuro.

A coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Ethel Cristina Chiari da Silva, comenta que “Cardoso é um exemplo de talento aliado à determinação”. “Na graduação, foi um excelente aluno, e suas conquistas nos deixam orgulhosos e motivados a construir, cada vez mais, um curso que possa auxiliar os estudantes a realizarem seus sonhos”, diz.

O coordenador do Mestrado, José Luís Garcia Hermosilla, também está orgulhoso por seu ex-aluno. “Wagner começou a carreira na graduação, depois atuou em uma área diferente, na gestão hospitalar, e nos procurou em busca de aperfeiçoamento de novos conhecimentos. Ele é muito focado e sabe o que quer. São raros os estudantes que entram com projeto definido e conseguem finalizá-lo dentro do prazo determinado. Ele não precisou da prorrogação, e defendeu sua dissertação três ou quatro meses antes, graças ao foco e à orientação do professor Walther Azzolini”, comenta.

Informações sobre o curso de Engenharia de Produção e sobre o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Uniara estão disponíveis no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI