202404190648

Notícias

Ex-aluna de Design Digital da Uniara analisa abandono da ferrovia paulista em seu TCC

Publicado em: 18/01/2018

A recém-formada em Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriela de Oliveira Sampaio, é a autora do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC “A Ferrovia Paulista no século XXI e o abandono: Transformação Urbana através do Design Thinking”, orientado pelo professor Daniel dos Santos Robledo.

“Trata-se de um estudo que envolve uma pesquisa acerca da história da ferrovia paulista, desde o seu início, no século XIX, até a atualidade. Também há uma abordagem a respeito do conceito e da prática das intervenções urbanas no Brasil e no mundo e, finalmente, o desenvolvimento de uma proposta de requalificação para as estações de trens que se encontram abandonadas”, explica a ex-aluna.

Ela conta que a proposta, nomeada como “Casa das Coisas”, tem como objetivo “afetar positivamente a comunidade”. “Para isso, foi necessário elaborar projetos que promovessem atividades culturais, práticas educacionais e até mesmo incentivos à economia local”, relembra.

Como conclusão de seu trabalho, a estudante aponta que “o Estado falhou ao destinar todos os seus investimentos ao modal rodoviário, o que tornou nosso sistema de transporte limitado, já que deveríamos possuir um sistema intermodal”. “Atualmente, a população enfrenta problemas como o alto custo de combustíveis, a deficiência do transporte público, estradas e vias públicas congestionadas devido ao grande número de carros, motos, ônibus e caminhões. A ferrovia foi sucateada e sua concessão está nas mãos de empresas privadas que não possuem obrigações quanto às necessidades da população”, afirma.

Ainda de acordo com a pesquisa de Gabriela, o transporte público de passageiros “passa longe dos objetivos dessas empresas”. “As estações passaram por um processo de deterioração e degradação, sendo que muitas delas, como a de Itirapina, objeto de estudo do trabalho, se tornaram locais perigosos e evitados. Esses espaços representam uma parte de nossa história e merecem ser preservados, sendo que, com a requalificação, eles também podem colaborar com o desenvolvimento da comunidade”, finaliza.

Para Robledo, o trabalho é importante “porque amplia a discussão acerca do Design para áreas além das mais conhecidas, como Web, Gráfico e de Produto, envolvendo questões mais contemporâneas, como Design Thinking”. “Nessa pesquisa, a aluna fez uma extensa e sistemática pesquisa histórica acerca da importância da Ferrovia Paulista para a história do estado de São Paulo, bem como propôs soluções para o patrimônio público deteriorado pelas privatizações”, destaca.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI