202404200437

Notícias

Psicóloga do COP da Uniara dá dicas de como fazer o vestibular com tranquilidade

Publicado em: 04/01/2018

O vestibular é um processo que define, na maioria das vezes, a carreira que o candidato irá seguir. Tendo em mente que se trata do futuro profissional, quem vai fazer a prova é tomado pelo nervosismo, pela ansiedade e insegurança, em grande parte dos casos. A psicóloga do Centro de Orientação Profissional – COP e professora da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Maria Logatti Tositto, dá dicas para que o vestibulando tenha tranquilidade nesse momento crucial para sua vida.

“A vontade de ficar em casa, assim como o aumento do sono, da fome e de outros distúrbios, é normal e comum nas vésperas dos vestibulares. É justamente nas últimas semanas que o candidato deve se preparar ainda mais, não só revisando conteúdos, mas também emocionalmente. Apesar da vontade de ingressar na universidade, ele pode ser vítima de um certo desânimo nos últimos dias. Por isso, o esforço deve ser redobrado. Não é hora de descansar, mas de encarar as provas”, declara a docente.
O pouco tempo restante antes de fazer a prova pode ser um aliado, segundo ela. “Mesmo quando os minutos parecem voar, saiba que é possível relaxar e tirar proveito dos últimos dias. É hora de muita concentração. Nesse momento, o estudante precisa reunir energia para planejar o estudo certo, buscando preparo físico e emocional para chegar confiante”, diz.

Para isso, a psicóloga aponta que o estudo deve ser inserido na rotina do candidato, mas sem excesso. “Selecione os conteúdos mais cobrados dentro de cada disciplina”, aconselha.

Em relação à tranquilidade, Ana Maria lembra que o equilíbrio emocional é muito importante. “Conscientizar-se de que é capaz de aprender e discorrer sobre qualquer assunto ajuda muito. Sem isso, perde-se a calma e surge o famoso ‘deu branco’, uma tensão nervosa que bloqueia o conhecimento e a inteligência”, aponta.

Quando o assunto é memorização, sua dica é prender a respiração por dez segundos e soltar o ar lentamente, além de cuidar da alimentação e hidratação. “Algumas vitaminas, que são essenciais para o funcionamento apropriado da memória, podem ser encontradas em vegetais, frutas, pães e cereais. A água ajuda a manter o bom funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo. A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento”, alerta.

O descanso do cérebro, durante um bom sono, também é fundamental. “Durante esse período, ele se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de se concentrar e armazenar informações”, comenta.

Se a preocupação é a logística para chegar até o local da prova, a sugestão de Ana Maria é conhecê-lo alguns dias antes. “Faça perguntas sobre o trânsito e descubra o ônibus mais indicado, por exemplo. Caso vá de carro, verifique antes se há bons lugares para estacionar e quais as ruas com menos tráfego. Calcule também o tempo que levará fazendo o percurso”, sugere.

Uma semana antes dos exames, a recomendação da psicóloga é procurar um canto sossegado – “em casa é o ideal” - e se isolar durante quinze minutos por dia. “Sente-se confortavelmente, fique em silêncio e feche os olhos. Respire fundo algumas vezes, mas de um jeito natural e dentro de seu ritmo. Comece a se imaginar em um cenário gostoso, em que se sinta bem. Faça de conta que você está lá. Preste atenção às cores, aos cheiros e aos sons. Esse será seu lugar de refúgio, onde sempre encontrará força. Volte a ele toda vez que achar necessário”, aconselha a professora, que ressalta que o mesmo exercício pode ser feito com o candidato “se vendo” no local do vestibular. “Visualize-se caminhando tranquilamente até a sala e recebendo as provas. Veja como está confiante, bem preparado e totalmente satisfeito com seu rendimento. Diga a você mesmo: ‘Confio em mim. Tudo que preciso saber já está dentro de mim’. Palavras positivas melhoram a autoconfiança”, completa.

A atenção também deve ser dada à hora de repousar. “O sono recarrega as energias. Melhor ainda é tomar um banho quente antes de dormir, além de gostoso, relaxa a musculatura. Quando a gente se deita cedo, entre 21h30 e 22h30, o sono é mais tranquilo e reparador. Mas não se esqueça do despertador. Dormir menos do que oito horas pode ser insuficiente, e dormir mais do que isso poderá deixá-lo com uma sensação de desconforto”, afirma Ana Maria.

No dia da prova, após uma boa noite de sono, um despertar tranquilo, com direito a uma ducha e um café da manhã leve e saudável, o próximo passo, de acordo com a docente, assim que estiver saindo de casa, “é imaginar-se dentro de uma nuvem dourada, completamente protegido e seguro”. “A cor dourada é a do intelecto, da criatividade, da integração e da força”, explica.

O enunciado deve ser lido, no mínimo, duas vezes, com muita atenção, de acordo com a professora. “Só assim você será capaz de assimilar todas as informações. Porém, cuidado com o tempo, o ideal é que você leia a primeira questão: se sabe, resolva-a, se não souber passe para a segunda e assim por diante. Ao final, volte às questões que você não resolveu”, diz.

Usar todo o tempo disponível é uma boa tática, na opinião da docente. “Divida o número de questões pelo tempo da prova. Assim, você terá uma ideia de quanto tempo dispõe para cada uma delas. Para ajudar a relaxar, pode massagear, suavemente com os dedos indicador e médio, as laterais dos olhos e o espaço entre as sobrancelhas. Ao mesmo tempo, respire profundamente. O nervosismo e o fato de ficar com a cabeça inclinada sobre as provas podem provocar pontos de tensão, principalmente na nuca e nos ombros. Caso sinta essas regiões enrijecidas, pare por alguns segundos e faça exercícios de relaxamento”, finaliza Ana Maria.

 

Uniara promove processo seletivo no dia 13

A Universidade de Araraquara está com inscrições abertas para o processo seletivo para todos os seus cursos, exceto Medicina. A prova será aplicada das 14h às 16h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

A lista de opções oferecidas e outras informações estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/vestibular ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI