202403281603

Notícias

Preocupação com o ambiente ainda é muito pequena, segundo professor de Biologia da Uniara

Publicado em: 21/12/2017

Nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, é comemorado o Dia da Consciência Ecológica. No entanto, segundo o professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara e ambientalista, Adalberto Cunha, essa consciência “ainda é muito pequena, pois a grande maioria das pessoas não tem ideia dos impactos que causam na natureza”.

“Há um erro de avaliação de que são os governos e as empresas que devem se preocupar, na verdade, as questões ambientais devem ser motivo de preocupação de todos”, afirma o docente.

Entre os problemas urbanos em relação a essa falta de cuidados, ele menciona a deposição errada dos resíduos, sejam o lixo orgânico ou restos de construção, móveis, podas de árvores etc. “Esses lixos são causadores de graves problemas. Um segundo ponto é o desperdício de água, de energia e mesmo de alimentos, que causam falta para diversas pessoas e uma perspectiva de escassez. Por fim, também há o consumo excessivo de produtos, muitas vezes, desnecessários no cotidiano”, completa.

Na visão de Cunha, a conscientização das pessoas é um processo lento e gradual, que deve começar em casa e passar pelo ambiente escolar – a educação ambiental. “Outra questão é a do exemplo, já que principalmente crianças e adolescentes seguem os exemplos dos pais e parentes próximos. Por isso, trata-se de uma mudança que deve ser perseguida, mas que demora para ser realizada”, observa.

Para o estímulo à conscientização ambiental, é preciso que os meios de comunicação e as escolas tenham mais ações concretas para as mudanças de atitudes, além de uma melhor fiscalização e multas, de acordo com ele. “Alguns países já adotam novos costumes ambientais, mais são processos lentos. Porém, tenho certeza que podemos chegar lá”, diz.

Em relação ao Dia da Consciência Ecológica, Cunha acredita que “precisamos ser agentes de mudanças”. “Cada um fazendo um pouco pode gerar um processo de conscientização e de alterações. Penso que mais atenção no consumo seria um início muito bom, pois isso faz com que as empresas mudem seus processos produtivos, tornando-os mais ecologicamente corretos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI