202403290613

Notícias

Coordenadora do NAT da Uniara sugere opções de cidades do interior para aproveitar as férias

Publicado em: 21/12/2017

As férias estão aí e, para quem não tem condições de fazer viagens a lugares mais distantes, existem diversas opções concentradas no estado de São Paulo. A coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas – NAT da Universidade de Araraquara, e do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto de Educação São Bento, ligado à Uniara, Nádia Pizzolitto, dá dicas de atrativos de algumas cidades do interior paulista.

Sua primeira sugestão é Piracicaba. “Não tem como não pensar no município, sem lembrar do rio que dá nome a ele. Nasce da união dos rios Atibaia e Jaguari, e encanta tanto os moradores quanto os turistas que passam para admirar suas águas e sentirem seus respingos. Junto dele, é possível observar uma vegetação exuberante e pássaros que complementam a beleza local. Além disso, tem o Museu das Águas, a Rua do Porto e a própria gastronomia, que é um diferencial da cidade”, diz a docente, que também recomenda o Alto do Mirante, “onde é possível contemplar a natureza”. “Para quem gosta de atrativos histórico-culturais, existem opções variadas também”, completa.

Brodowski é outra alternativa para quem quer aproveitar o recesso. “Fica perto de Araraquara, a aproximadamente 120 quilômetros, e não há como não associá-la a Candido Portinari. Vale muito a pena a visita ao Museu Casa de Portinari. É uma oportunidade de conhecer a história do pintor, em um local com variados atrativos, que apresenta de maneira interessante sua vida e obra”, comenta a professora.

Seguindo pela mesma estrada, Nádia destaca Ribeirão Preto. “Lá não tem só shopping. Também não tem como não pensar em Ribeirão sem o chopp do Pinguim e, além disso, há diversos outros lugares interessantes para se conhecer, como o Museu do Café, o Theatro Pedro II e o Bosque Fábio Barreto”, detalha.

Um passeio de trem também está incluído na lista da coordenadora. “É uma opção para quem nunca andou, e os que já conhecem podem relembrar os tempos da ferrovia. É válido o passeio de Jaguariúna, onde há uma locomotiva que oferece passeios diversos durante o dia”, destaca.

Se a intenção é fazer compras, a dica da docente é Porto Ferreira. “Conhecida como a Capital Nacional da Cerâmica, tem várias opções que atraem os consumidores”, comenta.

Ainda assim, para quem continua indeciso sobre aonde ir nas férias, Nádia lembra que “dá para fazer turismo em qualquer lugar, só depende do olhar do turista e de sua motivação, se é descansar, aproveitar a natureza, obter mais conhecimento, apreciar novas culturas etc”. “O importante é que você se divirta”, finaliza.

 

Curso Técnico em Guia de Turismo está com inscrições abertas

Para a matrícula, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio, reservista, título de eleitor e duas fotos 3X4. O início das atividades está programado para 2018, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, no Centro de Artes da Uniara (avenida Feijó, 122, no Centro).

Com duração de três semestres, o Curso Técnico em Guia de Turismo é dividido em três módulos: “Introdução ao Mercado Turístico”, “Prática de Guiamento I” e “Prática de Guiamento II”. Além das aulas, o aluno deverá cumprir noventa horas de estágio, quando terá oportunidade de ter contato com as áreas do mercado turístico.

Outras informações sobre o Curso Técnico em Guia de Turismo podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-7400, pelo e-mail guiaturismo@uniara.com.br ou no endereço www.uniara.com.br/guiaturismo.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI