202403291003

Notícias

Docente de Nutrição da Uniara dá dicas para substituir alimentos tradicionais nas ceias de fim de ano

Publicado em: 14/12/2017

A crise econômica pela qual o Brasil está passando afeta inúmeros setores do país. O alimentício também não escapou e as ceias de final de ano ficaram comprometidas. Porém, a professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Patrícia Meciano Simone Barreto, sugere alternativas para substituir alguns alimentos tradicionais da época.

No lugar de Chester, peru ou leitoa, por exemplo, ela aponta que existem vários alimentos tradicionais que podem ser preparados com os mesmos temperos e decoração “para dar aquele ‘ar’ de ceia de natal característica”. “Se o peru e o Chester estiverem muito caros, substitua por frango e, para a leitoa, você pode escolher partes do porco com preços mais acessíveis”, diz.

Para uma ceia alternativa saudável, que não perca a “magia” das festividades de fim de ano, a docente menciona o consumo de frutas natalinas na sobremesa, como uvas e melancia. “Deixe aquelas de preço maior apenas para decoração, como cerejas. Os picolés de frutas caseiros também são ótimas opções de sobremesa”, destaca.

Para o arroz, ela orienta “acrescentar uvas passas e nozes trituradas”. “Escolha a melhor opção de carne - em termos de custo -, tempere e prepare da forma característica do natal, com vinhos, fios de ovos e frutas em calda, como abacaxi e figo. Prepare também farofas frias para acompanhamentos e saladas de folhas verdes com frutas, como manga e carambola”, aconselha.

Se necessário, em substituição a champanhes, “pode-se tomar sucos de frutas naturais ou de polpa e acrescentar água gaseificada”. “Ficam saborosos e saudáveis”, garante a professora.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI