Notícias

Docente e ex-aluno da Uniara publicam livro como resultado de estudo de projeto Iniciação Científica

Publicado em: 04/12/2017

O estudo de Iniciação Científica – IC do ex-aluno do curso de Biologia e do mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA, Diego Ferreira Gomes, orientado pela docente da graduação, Betanea Platzer, da Universidade de Araraquara – Uniara, e pelo professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Diógenes Valdanha Neto, deu vida ao livro “Às margens do Lago do Cuniã: pensando nosso Meio Ambiente”. O lançamento oficial está previsto para o primeiro semestre de 2018, na Uniara.

De acordo com Betanea, no mês de setembro, os três estiveram na Reserva Extrativista - RESEX Lago do Cuniã, localizada em Rondônia, para entregar um exemplar a cada estudante, professor, funcionário e membro da equipe gestora da escola em que foi desenvolvida a pesquisa.

“A obra, fruto de investigações desenvolvidas na RESEX, sobretudo a Iniciação Científica realizada pelo Diego, foi organizada com o objetivo de partilhar dados de pesquisas e reflexões sobre Educação e Meio Ambiente a partir das vivências e experiências com ribeirinhos que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental da escola pública municipal inserida no local estudado”, explica a docente.

Os autores contam que “foi um momento muito significativo e que revela a trajetória como pesquisadores, em um processo de coleta de dados e devolutiva para a comunidade na qual foram realizados estudos sobre formação e atuação docente, estudantes da Educação Básica, Meio Ambiente e diversidade cultural”.

A coordenadora do curso de Biologia da Uniara, Teresa Kazuko Muraoka, aponta que “esse trabalho teve o ciclo fechado: projeto, execução, publicação em congresso e em forma de livro, como também retorno à comunidade que foi alvo de pesquisa”. “Boa parte das pesquisas realizadas com alguma comunidade nunca se leva em consideração o retorno, a devolutiva ao público pesquisado. Os pesquisadores coletam dados e publicam, sem se importar com o material humano que foi alvo de pesquisa. Dessa forma, considero esse trabalho louvável. Se todos os pesquisadores fizessem o que foi feito por eles, a comunidade científica seria mais justa e mais ética”, finaliza.

Betanea agradece a Uniara, em especial, “os cursos de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, o PIBIC/CNPq, a comunidade da RESEX, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMbio e o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia - NAPRA.

Informações sobre o livro e sobre o curso de Biologia da universidade podem ser obtidas pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /