Notícias

II Simpósio de Segurança do Paciente da Uniara traz contribuições para a comunidade acadêmica e o município

Publicado em: 01/12/2017

O II Simpósio de Segurança do Paciente, promovido pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, trouxe importantes contribuições para a comunidade acadêmica e para a saúde do município, de acordo com a docente da graduação e uma das organizadoras do evento, Adriana Aparecida Mendes, “pois contou com a participação de palestrantes de diferentes campos da saúde de reconhecimento internacional”. O encontro foi realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, na unidade I da instituição.

“Também trouxe experiências exitosas de serviços de saúde que são de referência nacional, como exemplo de casos bem-sucedido, ressaltando que a interdisciplinaridade é a chave para a construção de uma assistência e promoção à saúde efetiva”, destaca a professora.

Uma das palestras, “O papel do Centro de Material e Esterilização na segurança do paciente”, foi ministrada pela docente Kazuko Uchikawa Graziano. “Hoje, as práticas em saúde tendem a ser altamente invasivas, no que diz respeito ao acesso ao corpo humano. No entanto, isso é feito com materiais, sendo que quase 99% deles será utilizado no próximo paciente. Quem transforma esse material sujo e contaminado, em limpo, esterilizado e funcionalmente adequado, é o Centro de Material”, explica a docente, que diz não entender “a administração que não valoriza esse setor, ou a escola que não valoriza a formação do aluno para essa atividade, se é uma prevenção para que o paciente não seja infectado por causa de um material processado inadequadamente”.

Já a professora Angela Maria Magosso Takayanagui explanou sobre “A cirurgia segura no contexto da saúde ambiental”. “Fiz uma abordagem do histórico de como surgiu a questão da segurança do paciente, principalmente dentro do contexto cirúrgico, e sua relação com a saúde ambiental, que é uma área que vem sendo desenvolvida desde a última metade do século XX. Isso começou ser mais difundido em função dos fatores presentes no ambiente que influenciam os resultados na saúde. A intenção foi falar dessa relação entre os fatores presentes no ambiente dentro do centro cirúrgico, que é uma área muito pouco explicada, com foco nos resíduos de serviços de saúde”, esclarece.

No dia 27, a abertura do Simpósio contou com a palestra “Panorama de segurança do paciente no contexto cirúrgico do Brasil”, ministrada pela professora Juliana Pereira Machado. “O convite para o evento surgiu em função de uma atividade que exerço há algum tempo, em Ribeirão. Sou membro Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – REBRAENSP. E o tema está em alta, pois os eventos adversos, as complicações, as falhas na assistência e outras coisas que vemos na mídia sempre acontecem”, ressalta a convidada.

Os problemas em relação à segurança do paciente vão além dos erros, segundo a docente. “Eles acontecem, e não é só isso. Danos à saúde podem vir do próprio tratamento, como por exemplo, um antibiótico, que sabemos que lesa o rim, mas o paciente precisa tomá-lo. Ou pode ocorrer um procedimento que resolve um problema, mas tem um evento adverso, como uma medicação que tem efeito colateral. Existem coisas que são evitáveis e outras que são inerentes. Precisamos estar preparados. Temos que conhecer os riscos e, a partir disso, conseguimos prevenir”, comenta.

Além das palestras, o II Simpósio de Segurança do Paciente, que teve como tema “Cirurgia Segura”, contou com mesas-redondas e a apresentação de pesquisas. Para 2018, Adriana revela que já está sendo planejada a terceira edição do evento, com o eixo temático “Serviços de Urgência e Emergência”.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /