202404240135

Notícias

TCC de Engenharia Agronômica da Uniara analisa implantação de uma horta sob a copa de uma árvore

Publicado em: 24/11/2017

O estudante do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Victor Gonçalves Paganini, desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC a “Implantação de uma horta no formato de mandala em espiral sob a copa de uma árvore na Chácara Flora, dentro da microbacia do córrego Ribeirão da Cruzes, Araraquara, SP”. O projeto, idealizado pela bióloga Mariana Crespo Mello, foi orientado pelo professor da graduação, Adilson José Rocha Mello.

Paganini e Mello explicam que o Sistema Mandala é uma produção agroecológica de baixo custo, sustentável, que utiliza e reutiliza insumos da propriedade com o reaproveitamento da água. “Isso favorece uma alimentação saudável, auxilia na renda devido às trocas ou à venda do excedente da produção, e resgata a diversidade das plantas produzidas, o que incentiva o uso de sementes e variedades regionais e adaptadas. Além disso, é um método livre do uso de agrotóxicos ou de qualquer defensivo agrícola, e de adubos químicos”, destacam.

Eles contam que o trabalho teve início em julho, quando esperavam as primeiras chuvas para fazerem o armazenamento da água que seria utilizada nos canteiros das alfaces. “Assim que realizamos o plantio das mudas, iniciamos as irrigações, feitas planta a planta, sem molhar as folhas. Foi interessante, pois a alface não tolera muito molhamento das folhas devido à possibilidade de doenças. Dessa forma, as irrigações realizadas no pé da planta, proporcionaram economia de água e uma condição de maior sanidade foliar”, detalham.

Como conclusões, o estudante e o docente apontam que as alfaces mais próximas ao tronco da árvore produziram 2,2 vezes mais folhas do que as alfaces que estavam na cauda da espiral, - “linha mais externa da espiral -, e o quadrante que mais produziu foi aquele voltado para o nascer do sol (Leste)”. “No dia a dia, no acompanhamento das irrigações e dos tratos culturais, retirando-se um ou outro galho que caía da árvore sobre as plantas de alface, era perceptível visualmente a diferença de vigor, de turgidez das plantas localizadas mais no interior da mandala em relação àquelas que se encontravam mais na sua periferia”, finalizam.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI