202404191510

Notícias

Coordenadora, docente e aluna de TO da Uniara participam de seminário regional voltado a diretrizes curriculares da área

Publicado em: 16/11/2017

Na terça-feira, dia 14 de novembro, a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional – TO da Universidade de Araraquara – Uniara, Débora Couto de Melo Carrijo, juntamente com a professora Elaine Cristina Silva e a representante da turma do quarto ano da graduação, Naíssa Ferreira, participaram do Seminário Regional “Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de Terapia Ocupacional”, organizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP.

“Estamos em um momento, no país, com mudanças curriculares em vários cursos. São as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN que organizam e determinam os principais caminhos que serão seguidos. Em agosto, foi realizado um encontro nacional, em São Paulo, para entender esse processo de mudanças e ver quais seriam as contribuições das escolas para isso”, explica Débora.

Ela conta que, daquele encontro, surgiu a proposta da realização do seminário regional, “que promoveu uma discussão menor e que envolveu cursos de cidades como Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara e Uberaba, entre outras, sobre o que poderia ser modificado nas diretrizes”. “A grande maioria delas foi instituída em 2002, então, é preciso atualizar isso, com políticas novas, visando ao tipo de mercado e de inserção que os alunos estão tendo”, aponta.

No evento do dia 14, o objetivo foi levar propostas de mudanças, de acordo com a docente. “A ideia foi envolver alunos e ex-alunos, coordenadores e professores. Foi um encontro grande, no qual foi apresentado como estão as principais mudanças, e sugeridas novas. Foram desenvolvidos grupos de trabalho com temas específicos, pensando em quais campos a TO tem se inserido ultimamente”, relata Débora.

Outro ponto destacado pela coordenadora é o fato de ela, Elaine e Naíssa terem sido as únicas representantes de uma instituição de ensino superior particular. “Isso é interessante, pois traz uma perspectiva diferente de formação daquela da pública. Foi discutido qual é o perfil do estudante que vem para a particular, que é diferente daquele que vai para a pública. Portanto, foi possível a participação da escola privada nessa definição de diretrizes”, diz.

Segundo ela, as sugestões elaboradas no seminário serão levadas a um novo fórum, “maior, provavelmente em fevereiro de 2018, para serem discutidas e decididas até o final do próximo ano”. “É a participação da TO da Uniara nesse direcionamento de como será a formação do país a partir de agora”, finaliza.

Informações sobre o curso de Terapia Ocupacional da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI