202403290519

Notícias

Docentes de Fisioterapia da Uniara participam de curso de capacitação sobre classificação internacional de funcionalidade

Publicado em: 09/11/2017

Nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8 de novembro, as professoras do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Cláudia Nunciato, Andréa Corrêa Carrascosa, Christiane Lanatovitz Prado Medeiros e Jussara de Oliveira, participaram do curso de “Capacitação - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ISO 9001)”, ministrado pelo professor Mario César Guimarães Battiti e promovido pela Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP. A atividade foi realizada na APAE de Araraquara.

“A Classificação Internacional de Funcionalidade – CIF é proposta pela Organização Mundial de Saúde - OMS como instrumento de comunicação universal entre os diferentes profissionais, e foi elaborada com alguns objetivos, entre eles, proporcionar uma base científica para a compreensão do estado da saúde e das condições relacionadas a ela, bem como de seus determinantes e efeitos”, explica Andréa.

Ela detalha que a CIF “estabelece uma linguagem comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados a ela para melhorar a comunicação entre diferentes usuários, como profissionais de saúde, pesquisadores, elaboradores de políticas públicas e o público, inclusive pessoas com incapacidades”.

“A CIF permite avaliar os indivíduos de uma forma mais ampla, apontando suas deficiências, limitações de capacidade e restrições de desempenho e, dessa forma, permite desenhar suportes e serviços onde as adaptações e acomodações são pensadas de modo a permitir oportunidades sociais inclusivas”, destaca Andréa.

A docente informa que estiveram presentes quase oitenta profissionais de diversas formações, de todo o estado de São Paulo, “salientando a importância dessa capacitação”.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /